Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134480
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7561
    "inscrito_id" => 15396
    "titulo" => "CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL"
    "resumo" => "Este projeto de leitura semanal tem como objetivo promover a leitura diária entre os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico. A cada dia da semana, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir textos em diferentes disciplinas, reforçando o conhecimento adquirido e criando uma rotina de estudo. Essa prática da leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual, crítico e social dos estudantes. Pensando nisso, propomos o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar, que visa integrar diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de textos variados, incentivando o hábito de ler de forma contínua e prazerosa. Cada semana será dedicada a uma leitura específica, selecionada de acordo com temas relevantes e conectados aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas. Além da formação de leitores desenvolver competências, promover o diálogo entre as áreas do saber, mostrando como o conhecimento se articula de maneira natural e enriquecedora. Ao relacionar as leituras a diferentes campos de estudo, os alunos desenvolvem habilidades nos eixos de leitura e produção textual, aperfeiçoando a análise crítica, argumentativa, criativa e fundamental para sua formação escolar e cidadã. Pensando nisso, propomos a integração de diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de gêneros diversificados, estimulando o hábito de ler de forma prazerosa. Os textos serão selecionados cuidadosamente conforme temas relevantes e conectados aos conteúdos programados das diversas disciplinas. Serão realizadas atividades como metodologias ativas, rodas de conversa, debates, produções textuais e apresentações orais, permitindo múltiplas formas de expressão e consolidação do aprendizado. Conclui-se que o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar pretende transformar a leitura em uma experiência coletiva, significativa e lúdica, contribuindo para a formação de alunos mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15396_TB7561_29042025164547.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DE GOIS"
    "autor_nome_curto" => "CRIS GOIS"
    "autor_email" => "crisdelnino@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134480
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7561
    "inscrito_id" => 15396
    "titulo" => "CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL"
    "resumo" => "Este projeto de leitura semanal tem como objetivo promover a leitura diária entre os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico. A cada dia da semana, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir textos em diferentes disciplinas, reforçando o conhecimento adquirido e criando uma rotina de estudo. Essa prática da leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual, crítico e social dos estudantes. Pensando nisso, propomos o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar, que visa integrar diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de textos variados, incentivando o hábito de ler de forma contínua e prazerosa. Cada semana será dedicada a uma leitura específica, selecionada de acordo com temas relevantes e conectados aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas. Além da formação de leitores desenvolver competências, promover o diálogo entre as áreas do saber, mostrando como o conhecimento se articula de maneira natural e enriquecedora. Ao relacionar as leituras a diferentes campos de estudo, os alunos desenvolvem habilidades nos eixos de leitura e produção textual, aperfeiçoando a análise crítica, argumentativa, criativa e fundamental para sua formação escolar e cidadã. Pensando nisso, propomos a integração de diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de gêneros diversificados, estimulando o hábito de ler de forma prazerosa. Os textos serão selecionados cuidadosamente conforme temas relevantes e conectados aos conteúdos programados das diversas disciplinas. Serão realizadas atividades como metodologias ativas, rodas de conversa, debates, produções textuais e apresentações orais, permitindo múltiplas formas de expressão e consolidação do aprendizado. Conclui-se que o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar pretende transformar a leitura em uma experiência coletiva, significativa e lúdica, contribuindo para a formação de alunos mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15396_TB7561_29042025164547.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DE GOIS"
    "autor_nome_curto" => "CRIS GOIS"
    "autor_email" => "crisdelnino@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto de leitura semanal tem como objetivo promover a leitura diária entre os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico. A cada dia da semana, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir textos em diferentes disciplinas, reforçando o conhecimento adquirido e criando uma rotina de estudo. Essa prática da leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual, crítico e social dos estudantes. Pensando nisso, propomos o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar, que visa integrar diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de textos variados, incentivando o hábito de ler de forma contínua e prazerosa. Cada semana será dedicada a uma leitura específica, selecionada de acordo com temas relevantes e conectados aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas. Além da formação de leitores desenvolver competências, promover o diálogo entre as áreas do saber, mostrando como o conhecimento se articula de maneira natural e enriquecedora. Ao relacionar as leituras a diferentes campos de estudo, os alunos desenvolvem habilidades nos eixos de leitura e produção textual, aperfeiçoando a análise crítica, argumentativa, criativa e fundamental para sua formação escolar e cidadã. Pensando nisso, propomos a integração de diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de gêneros diversificados, estimulando o hábito de ler de forma prazerosa. Os textos serão selecionados cuidadosamente conforme temas relevantes e conectados aos conteúdos programados das diversas disciplinas. Serão realizadas atividades como metodologias ativas, rodas de conversa, debates, produções textuais e apresentações orais, permitindo múltiplas formas de expressão e consolidação do aprendizado. Conclui-se que o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar pretende transformar a leitura em uma experiência coletiva, significativa e lúdica, contribuindo para a formação de alunos mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.