EDUCAÇÃO FÍSICA E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TARDE FORMATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134547 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7672 "inscrito_id" => 16209 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TARDE FORMATIVA" "resumo" => "O objetivo do trabalho foi descrever através de um relato de experiência a importância da formação em Educação Física para professores dos anos iniciais em escola de Pinheiro/MA, destacando a ludicidade nos espaços de ensino. A tarde formativa ocorreu em 2024, no dia 21 de janeiro de 2024, com duração de quatro horas. Participaram 10 professoras licenciadas em Pedagogia que atuavam na docência dos anos iniciais do ensino fundamental na escola base da formação. A formação foi realizada em uma tarde e dividida em dois momentos. No primeiro, foram apresentadas as orientações que norteiam a pratica da disciplina e no segundo momento as professoras elaboraram os planos de aula e esclareceram suas dúvidas. Durante a formação foram apresentadas às participantes diferentes formas de estabelecer a ludicidade como premissa para a aprendizagem do aluno com base em suas experiências já existentes e com fundamentação da BNCC. Desse modo, as docentes foram orientadas a partir de exemplos práticos expostos através de fotografias, vídeos e práticas realizadas por elas durante a tarde formativa, de atividades que podem ser aplicadas no decorrer das aulas, de acordo com cada ano de ensino. Ao final da formação as professoras elaboraram planos de ensino para serem aplicados ao longo do primeiro período e esclareceram suas possíveis dúvidas. Com essa experiência é possível compreender como é fundamental que o professor disponha de conhecimentos para desenvolver de forma efetiva uma aula que estimule e incentive os alunos, é isso pode ser adquirido através de formações como esta, no decorrer do ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16209_TB7672_29042025204839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA BERNADETH MONTEIRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandabernadeth97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134547 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7672 "inscrito_id" => 16209 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TARDE FORMATIVA" "resumo" => "O objetivo do trabalho foi descrever através de um relato de experiência a importância da formação em Educação Física para professores dos anos iniciais em escola de Pinheiro/MA, destacando a ludicidade nos espaços de ensino. A tarde formativa ocorreu em 2024, no dia 21 de janeiro de 2024, com duração de quatro horas. Participaram 10 professoras licenciadas em Pedagogia que atuavam na docência dos anos iniciais do ensino fundamental na escola base da formação. A formação foi realizada em uma tarde e dividida em dois momentos. No primeiro, foram apresentadas as orientações que norteiam a pratica da disciplina e no segundo momento as professoras elaboraram os planos de aula e esclareceram suas dúvidas. Durante a formação foram apresentadas às participantes diferentes formas de estabelecer a ludicidade como premissa para a aprendizagem do aluno com base em suas experiências já existentes e com fundamentação da BNCC. Desse modo, as docentes foram orientadas a partir de exemplos práticos expostos através de fotografias, vídeos e práticas realizadas por elas durante a tarde formativa, de atividades que podem ser aplicadas no decorrer das aulas, de acordo com cada ano de ensino. Ao final da formação as professoras elaboraram planos de ensino para serem aplicados ao longo do primeiro período e esclareceram suas possíveis dúvidas. Com essa experiência é possível compreender como é fundamental que o professor disponha de conhecimentos para desenvolver de forma efetiva uma aula que estimule e incentive os alunos, é isso pode ser adquirido através de formações como esta, no decorrer do ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16209_TB7672_29042025204839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA BERNADETH MONTEIRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandabernadeth97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }