Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABULEIRO QUÍMICO: UM JOGO SOBRE QUÍMICA VERDE NA IX MARATONA DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134554
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7686
    "inscrito_id" => 16510
    "titulo" => "TABULEIRO QUÍMICO: UM JOGO SOBRE QUÍMICA VERDE NA IX MARATONA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização de metodologias ativas no ensino de ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover maior engajamento e aprendizado entre os estudantes. Nesse contexto, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro educativo para estudantes do ensino médio, intitulado “Tabuleiro Verde: uma aventura na química sustentável”. Esse jogo foi utilizado durante a IX Maratona de Química. A Maratona de Química é uma ação de ensino e extensão promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Coxim, que objetiva tornar o ensino de química mais acessível, interativo e interessante para os estudantes do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo apresentar a criação, o desenvolvimento e a aplicação desse jogo no evento mencionado. A atividade envolveu quatro equipes compostas por até 20 estudantes de três escolas públicas estaduais de Coxim e região. O tabuleiro verde é estruturado em formato de trilha, na qual equipes de estudantes devem responder perguntas de verdadeiro ou falso sobre os princípios e aplicações da Química Verde. A cada resposta correta, a equipe lança um dado e avança no tabuleiro conforme o número obtido. Caso a resposta esteja incorreta, a equipe permanece na mesma posição, passando a vez para a próxima equipe. A equipe que chegar primeiro no final da trilha é considerada vencedora. A prova buscou estimular o raciocínio lógico, a atenção e a concentração dos participantes, além de promover a interação social e a reflexão sobre práticas sustentáveis na química. Os resultados da prova mostraram-se positivos, despertando interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado e favorecendo a assimilação de conceitos por meio da ludicidade. Dessa forma, conclui-se que o uso de jogos didáticos pode ser uma ferramenta complementar no processo de ensino -aprendizagem, especialmente em temas que envolvem conscientização ambiental e inovação científica, como é o caso da Química Verde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16510_TB7686_29042025205834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ BARBOSA DILLENBURG"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatriz.dillenburg@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134554
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7686
    "inscrito_id" => 16510
    "titulo" => "TABULEIRO QUÍMICO: UM JOGO SOBRE QUÍMICA VERDE NA IX MARATONA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização de metodologias ativas no ensino de ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover maior engajamento e aprendizado entre os estudantes. Nesse contexto, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro educativo para estudantes do ensino médio, intitulado “Tabuleiro Verde: uma aventura na química sustentável”. Esse jogo foi utilizado durante a IX Maratona de Química. A Maratona de Química é uma ação de ensino e extensão promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Coxim, que objetiva tornar o ensino de química mais acessível, interativo e interessante para os estudantes do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo apresentar a criação, o desenvolvimento e a aplicação desse jogo no evento mencionado. A atividade envolveu quatro equipes compostas por até 20 estudantes de três escolas públicas estaduais de Coxim e região. O tabuleiro verde é estruturado em formato de trilha, na qual equipes de estudantes devem responder perguntas de verdadeiro ou falso sobre os princípios e aplicações da Química Verde. A cada resposta correta, a equipe lança um dado e avança no tabuleiro conforme o número obtido. Caso a resposta esteja incorreta, a equipe permanece na mesma posição, passando a vez para a próxima equipe. A equipe que chegar primeiro no final da trilha é considerada vencedora. A prova buscou estimular o raciocínio lógico, a atenção e a concentração dos participantes, além de promover a interação social e a reflexão sobre práticas sustentáveis na química. Os resultados da prova mostraram-se positivos, despertando interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado e favorecendo a assimilação de conceitos por meio da ludicidade. Dessa forma, conclui-se que o uso de jogos didáticos pode ser uma ferramenta complementar no processo de ensino -aprendizagem, especialmente em temas que envolvem conscientização ambiental e inovação científica, como é o caso da Química Verde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16510_TB7686_29042025205834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ BARBOSA DILLENBURG"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatriz.dillenburg@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de metodologias ativas no ensino de ciências tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover maior engajamento e aprendizado entre os estudantes. Nesse contexto, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro educativo para estudantes do ensino médio, intitulado “Tabuleiro Verde: uma aventura na química sustentável”. Esse jogo foi utilizado durante a IX Maratona de Química. A Maratona de Química é uma ação de ensino e extensão promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Coxim, que objetiva tornar o ensino de química mais acessível, interativo e interessante para os estudantes do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo apresentar a criação, o desenvolvimento e a aplicação desse jogo no evento mencionado. A atividade envolveu quatro equipes compostas por até 20 estudantes de três escolas públicas estaduais de Coxim e região. O tabuleiro verde é estruturado em formato de trilha, na qual equipes de estudantes devem responder perguntas de verdadeiro ou falso sobre os princípios e aplicações da Química Verde. A cada resposta correta, a equipe lança um dado e avança no tabuleiro conforme o número obtido. Caso a resposta esteja incorreta, a equipe permanece na mesma posição, passando a vez para a próxima equipe. A equipe que chegar primeiro no final da trilha é considerada vencedora. A prova buscou estimular o raciocínio lógico, a atenção e a concentração dos participantes, além de promover a interação social e a reflexão sobre práticas sustentáveis na química. Os resultados da prova mostraram-se positivos, despertando interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado e favorecendo a assimilação de conceitos por meio da ludicidade. Dessa forma, conclui-se que o uso de jogos didáticos pode ser uma ferramenta complementar no processo de ensino -aprendizagem, especialmente em temas que envolvem conscientização ambiental e inovação científica, como é o caso da Química Verde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.