Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA DA APRENDIZAGEM: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR NO AMBIENTE ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao refletirmos sobre inclusão, devemos nos basear a partir da etimologia da própria palavra que significa: incluir, fazer parte, inserir, introduzir, torná-las participantes da vida econômica, política e social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. Nessa perspectiva, a educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. No qual segundo a nossa LDB 9.394/96, diz que a educação inclusiva deve abranger o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Segundo Silva, Barbosa e Melo (2020), “A inclusão das pessoas com deficiência na sociedade é resultado de uma trajetória histórica, marcada por muitos preconceitos e conquistas. Conquistaram a oportunidade de ter acesso à escolarização, porém, uma grande parcela deste alunado, necessita da acessibilidade pedagógica para que possam compreender os conteúdos abordados em sala de aula.” A partir dessa perspectiva, a busca por tal temática, foi idealizada uma feira de aprendizagem interdisciplinar com as turmas do curso de Pedagogia e Educação Física da Faculdade Malta, polo de São Bernardo – MA, visando fomentar um ambiente escolar inclusivo e diversificado, onde todos os estudantes se sintam valorizados e capazes de alcançar seu pleno potencial, independentemente de suas necessidades especiais, origens culturais ou condições socioeconômicas. Além de desenvolver e disponibilizar materiais didáticos e recursos pedagógicos adaptados que atendam às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais. Tendo como aportes teóricos Brasil (1997), Garcia (2013), Quadros (2005), Vygotsky (2008), dentre outros.

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