Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo identificar o papel do Estágio Supervisionado Obrigatório na contribuição da formação docente, investigar como a teoria se relaciona com a prática, bem como, evidenciar experiências adquiridas e dificuldades enfrentadas no período da regência. A iniciativa deste artigo surgiu da necessidade dos estagiários de dividir os conhecimentos adquiridos através da prática na rede municipal de educação, no município de Corrente-PI. A disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório é de extrema importância, pois fornece ao discente do curso de Pedagogia suportes para o exercício da decência, ou pelo menos os proporcionar a noção de como funciona um ambiente escolar na prática. Sabe-se que de nenhum modo a teoria deve ser dissociada da prática, porém se deve considerar que ambas possuem as suas singularidades. Dessa forma, surgiram alguns desafios dentro das nossas vivências, apesar de toda a base acadêmica, sendo eles: dificuldade em manter a concentração das crianças nos conteúdos aplicados, a ausência de habilidades necessárias para lidar com alunos que possuem algum tipo de transtorno global do desenvolvimento. No que diz respeito aos aprendizados, destacamos: prezar pela individualidade dos alunos, compreender como o afeto influencia na aprendizagem e nas relações entre professores e alunos, e como uso do lúdico facilita o processo de ensino-aprendizagem. Estando fundamentado nos relatos partilhados dos graduandos e estudos sobre autores como Pimenta Lima (2008) que expõe que a teoria por diversas vezes se distancia da prática em si. Logo, conclui-se que o estágio é etapa indispensável, se tornando um capacitador de futuros profissionais da educação, os preparando para vida docente.

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