Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTILHA ACOLHER & PROTEGER: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA INFANTIL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Cuidados às crianças na Atenção Primária à Saúde” do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade da UFSM, avaliará a compreensão da cartilha Acolher & Proteger por estudantes do Ensino Fundamental I, como ferramenta educativa para prevenção da violência contra crianças em contextos de vulnerabilidade. A cartilha foi originalmente concebida como resposta às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, que resultaram em situações de abrigamento emergencial, nas quais muitas crianças ficaram expostas a riscos de negligência, violência e desestruturação familiar. Elaborada com base em evidências científicas e estruturada em linguagem lúdica e acessível, a cartilha busca promover práticas de cuidado, segurança e proteção em situações de emergência, além de possibilitar sua utilização em escolas como estratégia contínua de educação em saúde e prevenção da violência. O estudo está pautado no Modelo Conceitual de Tradução do Conhecimento à Ação (TCA), que visa a integração entre conhecimento científico e aplicação prática. Abordagem quantitativa, com aplicação de questionário a estudantes da rede municipal de Santa Maria/RS, que busca verificar compreensão dos conteúdos, aceitação do material e contribuição dos elementos visuais na assimilação da temática da violência. Espera-se que os resultados contribuam para fortalecer ações intersetoriais em saúde e educação, orientadas à proteção de crianças em contextos de risco. A cartilha encontra-se disponível gratuitamente, em versão impressa e digital, ampliando seu potencial de uso em políticas públicas voltadas à infância. Link disponível: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/564/2020/01/Cartilha-ebook-1.pdf

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