ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134662 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7864 "inscrito_id" => 12515 "titulo" => "ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ" "resumo" => "O ensino de Solos ainda é pouco explorado nas escolas, apesar de a Pedologia, ciência que estuda os solos, possibilitar abordagens interdisciplinares entre as ciências humanas e da natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a Amostra de Solos e Culturas, realizada na EEIFETI Presidente Castelo Branco, localizada no Distrito de Barão de Aquiraz, em Campos Sales, Ceará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência e para o desenvolvimento da mesma foi de fundamantal importancia a leitura de autores que trabalham com temáticas voltadas para a Geografia e pedologia na qual cita-se Abreu (2000), Barros (2017) e Falconi (2013). O evento teve como propósito apresentar, de forma prática, estratégias de conservação e preservação do solo no recorte espacial que se encontra a instituição de ensino. Vinculado e atrelado às manifestações culturais locais, o evento tornou-se relevante para o município ao envolver as comunidades rurais ao entorno da escola e as famílias dos estudantes envolvidos nesse processo. Os resultados demonstram que a iniciativa vai além do estímulo à criatividade, promovendo a construção do conhecimento científico por meio da integração entre teoria e prática. Dessa forma, o ensino de Solos e da Pedologia consolida-se na instituição como parte de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação de uma geografia mais afetiva, crítica e humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12515_TB7864_19052025231914.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GONÇALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonasdageografiaurca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134662 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7864 "inscrito_id" => 12515 "titulo" => "ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ" "resumo" => "O ensino de Solos ainda é pouco explorado nas escolas, apesar de a Pedologia, ciência que estuda os solos, possibilitar abordagens interdisciplinares entre as ciências humanas e da natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a Amostra de Solos e Culturas, realizada na EEIFETI Presidente Castelo Branco, localizada no Distrito de Barão de Aquiraz, em Campos Sales, Ceará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência e para o desenvolvimento da mesma foi de fundamantal importancia a leitura de autores que trabalham com temáticas voltadas para a Geografia e pedologia na qual cita-se Abreu (2000), Barros (2017) e Falconi (2013). O evento teve como propósito apresentar, de forma prática, estratégias de conservação e preservação do solo no recorte espacial que se encontra a instituição de ensino. Vinculado e atrelado às manifestações culturais locais, o evento tornou-se relevante para o município ao envolver as comunidades rurais ao entorno da escola e as famílias dos estudantes envolvidos nesse processo. Os resultados demonstram que a iniciativa vai além do estímulo à criatividade, promovendo a construção do conhecimento científico por meio da integração entre teoria e prática. Dessa forma, o ensino de Solos e da Pedologia consolida-se na instituição como parte de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação de uma geografia mais afetiva, crítica e humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12515_TB7864_19052025231914.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GONÇALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonasdageografiaurca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }