Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134662
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7864
    "inscrito_id" => 12515
    "titulo" => "ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ"
    "resumo" => "O ensino de Solos ainda é pouco explorado nas escolas, apesar de a Pedologia, ciência que estuda os solos, possibilitar abordagens interdisciplinares entre as ciências humanas e da natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a Amostra de Solos e Culturas, realizada na EEIFETI Presidente Castelo Branco, localizada no Distrito de Barão de Aquiraz, em Campos Sales, Ceará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência e para o desenvolvimento da mesma foi de fundamantal importancia a leitura de autores que trabalham com temáticas voltadas para a Geografia e pedologia na qual cita-se Abreu (2000), Barros (2017) e Falconi (2013). O evento teve como propósito apresentar, de forma prática, estratégias de conservação e preservação do solo no recorte espacial que se encontra a instituição de ensino. Vinculado e atrelado às manifestações culturais locais, o evento tornou-se relevante para o município ao envolver as comunidades rurais ao entorno da escola e as famílias dos estudantes envolvidos nesse processo. Os resultados demonstram que a iniciativa vai além do estímulo à criatividade, promovendo a construção do conhecimento científico por meio da integração entre teoria e prática. Dessa forma, o ensino de Solos e da Pedologia consolida-se na instituição como parte de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação de uma geografia mais afetiva, crítica e humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12515_TB7864_19052025231914.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GONÇALVES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JONAS"
    "autor_email" => "jonasdageografiaurca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134662
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7864
    "inscrito_id" => 12515
    "titulo" => "ENTRE O SOLO E A CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EEIEFETI PRESIDENTE CASTELO BRANCO EM CAMPOS SALES, CEARÁ"
    "resumo" => "O ensino de Solos ainda é pouco explorado nas escolas, apesar de a Pedologia, ciência que estuda os solos, possibilitar abordagens interdisciplinares entre as ciências humanas e da natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a Amostra de Solos e Culturas, realizada na EEIFETI Presidente Castelo Branco, localizada no Distrito de Barão de Aquiraz, em Campos Sales, Ceará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência e para o desenvolvimento da mesma foi de fundamantal importancia a leitura de autores que trabalham com temáticas voltadas para a Geografia e pedologia na qual cita-se Abreu (2000), Barros (2017) e Falconi (2013). O evento teve como propósito apresentar, de forma prática, estratégias de conservação e preservação do solo no recorte espacial que se encontra a instituição de ensino. Vinculado e atrelado às manifestações culturais locais, o evento tornou-se relevante para o município ao envolver as comunidades rurais ao entorno da escola e as famílias dos estudantes envolvidos nesse processo. Os resultados demonstram que a iniciativa vai além do estímulo à criatividade, promovendo a construção do conhecimento científico por meio da integração entre teoria e prática. Dessa forma, o ensino de Solos e da Pedologia consolida-se na instituição como parte de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação de uma geografia mais afetiva, crítica e humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12515_TB7864_19052025231914.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GONÇALVES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JONAS"
    "autor_email" => "jonasdageografiaurca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Solos ainda é pouco explorado nas escolas, apesar de a Pedologia, ciência que estuda os solos, possibilitar abordagens interdisciplinares entre as ciências humanas e da natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a Amostra de Solos e Culturas, realizada na EEIFETI Presidente Castelo Branco, localizada no Distrito de Barão de Aquiraz, em Campos Sales, Ceará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência e para o desenvolvimento da mesma foi de fundamantal importancia a leitura de autores que trabalham com temáticas voltadas para a Geografia e pedologia na qual cita-se Abreu (2000), Barros (2017) e Falconi (2013). O evento teve como propósito apresentar, de forma prática, estratégias de conservação e preservação do solo no recorte espacial que se encontra a instituição de ensino. Vinculado e atrelado às manifestações culturais locais, o evento tornou-se relevante para o município ao envolver as comunidades rurais ao entorno da escola e as famílias dos estudantes envolvidos nesse processo. Os resultados demonstram que a iniciativa vai além do estímulo à criatividade, promovendo a construção do conhecimento científico por meio da integração entre teoria e prática. Dessa forma, o ensino de Solos e da Pedologia consolida-se na instituição como parte de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação de uma geografia mais afetiva, crítica e humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.