Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSIM QUE EU ENSINO ARTE… E VOCÊ, COMO FAZ?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134672
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7881
    "inscrito_id" => 16456
    "titulo" => "ASSIM QUE EU ENSINO ARTE… E VOCÊ, COMO FAZ?"
    "resumo" => "Este escrito apresenta uma reflexão sobre um relato de experiência apresentando alguns dos caminhos metodológicos com abordagem sensível desenvolvidas na disciplina de Arte na Educação Básica. Buscamos promover, por meio da reflexão crítica sobre a didática do ensino de Arte, um convite ao diálogo com outros educadores, a partir de uma abordagem calcada em autores como Rubem Alves, Francisco Duarte Jr e Paulo Freire. A revisão teórica traz estes e outros autores que valorizam a escuta, a expressão, a experiência, a construção coletiva do conhecimento e a afetividade nos processos educativos. Objetiva-se compartilhar fragmentos de experiências pessoais que fazem parte da formação docente, do ponto de vista do professor formador e do professor em formação, com enfoque nas práticas pedagógicas que visam um ensino da arte que vai além da técnica e do conteúdo. Ao colocar em foco o processo, a sensibilidade e os encontros possíveis no fazer artístico, destacamos que ensinar arte é também um ato de presença, cuidado, invenção e reinvenção cotidiana. Neste sentido, esta pesquisa participante constitui-se a construção um espaço aberto, uma oportunidade de atravessamento epistêmico, uma provocação e, sobretudo, uma partilha de sentidos sobre o que é ensinar arte em tempos que exigem mais afeto, coragem e criação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16456_TB7881_12052025215400.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYLIAN CAROLYNE NOVAK"
    "autor_nome_curto" => "LYLIAN"
    "autor_email" => "lyliannovak@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134672
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7881
    "inscrito_id" => 16456
    "titulo" => "ASSIM QUE EU ENSINO ARTE… E VOCÊ, COMO FAZ?"
    "resumo" => "Este escrito apresenta uma reflexão sobre um relato de experiência apresentando alguns dos caminhos metodológicos com abordagem sensível desenvolvidas na disciplina de Arte na Educação Básica. Buscamos promover, por meio da reflexão crítica sobre a didática do ensino de Arte, um convite ao diálogo com outros educadores, a partir de uma abordagem calcada em autores como Rubem Alves, Francisco Duarte Jr e Paulo Freire. A revisão teórica traz estes e outros autores que valorizam a escuta, a expressão, a experiência, a construção coletiva do conhecimento e a afetividade nos processos educativos. Objetiva-se compartilhar fragmentos de experiências pessoais que fazem parte da formação docente, do ponto de vista do professor formador e do professor em formação, com enfoque nas práticas pedagógicas que visam um ensino da arte que vai além da técnica e do conteúdo. Ao colocar em foco o processo, a sensibilidade e os encontros possíveis no fazer artístico, destacamos que ensinar arte é também um ato de presença, cuidado, invenção e reinvenção cotidiana. Neste sentido, esta pesquisa participante constitui-se a construção um espaço aberto, uma oportunidade de atravessamento epistêmico, uma provocação e, sobretudo, uma partilha de sentidos sobre o que é ensinar arte em tempos que exigem mais afeto, coragem e criação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16456_TB7881_12052025215400.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYLIAN CAROLYNE NOVAK"
    "autor_nome_curto" => "LYLIAN"
    "autor_email" => "lyliannovak@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este escrito apresenta uma reflexão sobre um relato de experiência apresentando alguns dos caminhos metodológicos com abordagem sensível desenvolvidas na disciplina de Arte na Educação Básica. Buscamos promover, por meio da reflexão crítica sobre a didática do ensino de Arte, um convite ao diálogo com outros educadores, a partir de uma abordagem calcada em autores como Rubem Alves, Francisco Duarte Jr e Paulo Freire. A revisão teórica traz estes e outros autores que valorizam a escuta, a expressão, a experiência, a construção coletiva do conhecimento e a afetividade nos processos educativos. Objetiva-se compartilhar fragmentos de experiências pessoais que fazem parte da formação docente, do ponto de vista do professor formador e do professor em formação, com enfoque nas práticas pedagógicas que visam um ensino da arte que vai além da técnica e do conteúdo. Ao colocar em foco o processo, a sensibilidade e os encontros possíveis no fazer artístico, destacamos que ensinar arte é também um ato de presença, cuidado, invenção e reinvenção cotidiana. Neste sentido, esta pesquisa participante constitui-se a construção um espaço aberto, uma oportunidade de atravessamento epistêmico, uma provocação e, sobretudo, uma partilha de sentidos sobre o que é ensinar arte em tempos que exigem mais afeto, coragem e criação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.