ATIVIDADES ON-LINE EM MUSEUS: O CENÁRIO BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7972 "inscrito_id" => 17253 "titulo" => "ATIVIDADES ON-LINE EM MUSEUS: O CENÁRIO BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A presente comunicação discute resultados da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio), durante os anos de 2022 e 2024, que buscou analisar as estratégias educativas para crianças de 0 a 10 anos executadas por museus e centros culturais brasileiros durante e após a pandemia de Covid-19. A pesquisa foi feita por meio do envio de um formulário para mais de 3.500 instituições de todo o país e contou com 396 respostas. A partir da análise dos resultados, percebeu-se que, durante o período de fechamento dos espaços, apenas 31% dos museus ofereceram atividades para crianças, sendo a maioria em formato digital e voltadas ao público escolar. As ações foram ofertadas principalmente por meio de redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, com destaque para o uso combinado de formatos síncronos e assíncronos. Após a reabertura, verificou-se a retomada de atividades presenciais como visitas escolares, rodas de conversa e contação de histórias, com ligeiro aumento no número de museus que passaram a oferecer essas ações. Em contrapartida, 45% das instituições relataram redução na capacidade de recepção do público infantil e 30% observaram queda na presença do público escolar. Verificou-se, também, que as práticas digitais desenvolvidas durante a pandemia foram mantidas por algumas instituições, indicando uma ampliação de repertório metodológico. A análise evidencia não apenas os desafios enfrentados durante o isolamento, mas também alguns aprendizados institucionais que apontam para um novo cenário na educação museal voltada à infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17253_TB7972_28052025153852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA ALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "naraalvesleite@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7972 "inscrito_id" => 17253 "titulo" => "ATIVIDADES ON-LINE EM MUSEUS: O CENÁRIO BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A presente comunicação discute resultados da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio), durante os anos de 2022 e 2024, que buscou analisar as estratégias educativas para crianças de 0 a 10 anos executadas por museus e centros culturais brasileiros durante e após a pandemia de Covid-19. A pesquisa foi feita por meio do envio de um formulário para mais de 3.500 instituições de todo o país e contou com 396 respostas. A partir da análise dos resultados, percebeu-se que, durante o período de fechamento dos espaços, apenas 31% dos museus ofereceram atividades para crianças, sendo a maioria em formato digital e voltadas ao público escolar. As ações foram ofertadas principalmente por meio de redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, com destaque para o uso combinado de formatos síncronos e assíncronos. Após a reabertura, verificou-se a retomada de atividades presenciais como visitas escolares, rodas de conversa e contação de histórias, com ligeiro aumento no número de museus que passaram a oferecer essas ações. Em contrapartida, 45% das instituições relataram redução na capacidade de recepção do público infantil e 30% observaram queda na presença do público escolar. Verificou-se, também, que as práticas digitais desenvolvidas durante a pandemia foram mantidas por algumas instituições, indicando uma ampliação de repertório metodológico. A análise evidencia não apenas os desafios enfrentados durante o isolamento, mas também alguns aprendizados institucionais que apontam para um novo cenário na educação museal voltada à infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17253_TB7972_28052025153852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA ALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "naraalvesleite@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }