PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS DA EQUIDADE EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134761 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8004 "inscrito_id" => 15788 "titulo" => "PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS DA EQUIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "A permanência do estudante no ensino médio continua sendo um dos maiores desafios enfrentados no sistema educacional. Este estudo examina de forma multirreferencial os impactos das políticas públicas na permanência com base nas ações direcionadas, considerando a diversidade de realidades, e como as desigualdades estruturais ainda representam um obstáculo significativo. A pesquisa tem como objetivo investigar de que forma os programas garantem e monitoram a permanência dos alunos no ambiente escolar, além de analisar a relevância das políticas públicas nesse processo. O campo de pesquisa toma como referência o Colégio Pedro II – Campus Realengo II no período de 2022 a 2024. Foram explorados os aspectos históricos, políticos e institucionais, considerando o contexto, as trajetórias específicas da escola e a situação orçamentária. Além disso, realiza uma análise sociológica com enfoque nas origens culturais, nas identidades étnicas e nos fatores sociais que influenciam a vivência escolar dos alunos. Por fim, ainda estuda a perspectiva psicológica e educacional, com ênfase nas estratégias de apoio psicossocial, na orientação educacional e nas intervenções pedagógicas adotadas. A metodologia adotada combina uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e consolidação de dados. Como resultado observa-se que, embora a Instituição promova diversas ações, não é possível atender a todos os interessados e a saída precoce do estudante ainda se faz presente, mesmo em uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15788_TB8004_30052025080220.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN LOUISE DO CARMO BARCELLAR" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynbarcellar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134761 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8004 "inscrito_id" => 15788 "titulo" => "PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS DA EQUIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "A permanência do estudante no ensino médio continua sendo um dos maiores desafios enfrentados no sistema educacional. Este estudo examina de forma multirreferencial os impactos das políticas públicas na permanência com base nas ações direcionadas, considerando a diversidade de realidades, e como as desigualdades estruturais ainda representam um obstáculo significativo. A pesquisa tem como objetivo investigar de que forma os programas garantem e monitoram a permanência dos alunos no ambiente escolar, além de analisar a relevância das políticas públicas nesse processo. O campo de pesquisa toma como referência o Colégio Pedro II – Campus Realengo II no período de 2022 a 2024. Foram explorados os aspectos históricos, políticos e institucionais, considerando o contexto, as trajetórias específicas da escola e a situação orçamentária. Além disso, realiza uma análise sociológica com enfoque nas origens culturais, nas identidades étnicas e nos fatores sociais que influenciam a vivência escolar dos alunos. Por fim, ainda estuda a perspectiva psicológica e educacional, com ênfase nas estratégias de apoio psicossocial, na orientação educacional e nas intervenções pedagógicas adotadas. A metodologia adotada combina uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e consolidação de dados. Como resultado observa-se que, embora a Instituição promova diversas ações, não é possível atender a todos os interessados e a saída precoce do estudante ainda se faz presente, mesmo em uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15788_TB8004_30052025080220.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN LOUISE DO CARMO BARCELLAR" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynbarcellar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }