COMPREENDENDO A HISTÓRIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES COM A ELABORAÇÃO DE LAPBOOKS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134843 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8126 "inscrito_id" => 12944 "titulo" => "COMPREENDENDO A HISTÓRIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES COM A ELABORAÇÃO DE LAPBOOKS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A trabalho descreve o processo de pesquisa, elaboração e apresentação de lapbooks como estratégia de aprendizagem colaborativa de forma engajadora, criativa e visual com alunos do ensino médio, bem como destaca a relevância do uso do lapbook para a difusão de informações no componente curricular de história. Sabe-se que muitos dos avanços obtidos na atualidade se dá por conhecimentos oriundos de povos antigos, desde a escrita, assim como o modo de legislar, governar, cultivar bem como a contribuição desses povos foram essenciais para o desenvolvimento no campo social, cultural, político, educacional e tecnológico da sociedade contemporânea. Nesse contexto, compreender a história das antigas civilizações, bem como identificar suas contribuições torna-se relevante para compreender os avanços que vivenciamos em diversas áreas na sociedade atual. Portanto, a pesquisa objetivou compreender aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos das antigas civilizações; pesquisar e classificar a contribuição de cada povo antigo para o desenvolvimento e avanço da civilização contemporânea; elaborar com os alunos do ensino médio lapbooks e apresentar de forma lúdica informações sobre as antigas civilizações. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo desenvolvida no período de dois meses com sete turmas do ensino médio de uma escola pública de Manaus-AM. Foram selecionados os seguintes povos: Hebreus, Fenícios, Egito, Mesopotâmia, Persas, Grécia e Roma; cada turma ficou responsável pela pesquisa, elaboração e apresentação de um lapbook de uma civilização sob a orientação da professora regente durante as aulas de história, o projeto contou com a participação de 150 alunos do ensino médio, a sequência didática estabelecida entre os grupos/turmas de pesquisa permitiu aos discentes reforçar a aprendizagem pela pesquisa, revisão, contextualização e apresentação de forma lúdica e interativa, levando-os à compreensão de que muitos avanços da contemporaneidade tem suas raízes em conhecimentos advindos de antigas civilizações" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12944_TB8126_10062025111708.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CRISTINA CARDOSO MELO" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliacrismelo7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134843 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8126 "inscrito_id" => 12944 "titulo" => "COMPREENDENDO A HISTÓRIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES COM A ELABORAÇÃO DE LAPBOOKS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A trabalho descreve o processo de pesquisa, elaboração e apresentação de lapbooks como estratégia de aprendizagem colaborativa de forma engajadora, criativa e visual com alunos do ensino médio, bem como destaca a relevância do uso do lapbook para a difusão de informações no componente curricular de história. Sabe-se que muitos dos avanços obtidos na atualidade se dá por conhecimentos oriundos de povos antigos, desde a escrita, assim como o modo de legislar, governar, cultivar bem como a contribuição desses povos foram essenciais para o desenvolvimento no campo social, cultural, político, educacional e tecnológico da sociedade contemporânea. Nesse contexto, compreender a história das antigas civilizações, bem como identificar suas contribuições torna-se relevante para compreender os avanços que vivenciamos em diversas áreas na sociedade atual. Portanto, a pesquisa objetivou compreender aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos das antigas civilizações; pesquisar e classificar a contribuição de cada povo antigo para o desenvolvimento e avanço da civilização contemporânea; elaborar com os alunos do ensino médio lapbooks e apresentar de forma lúdica informações sobre as antigas civilizações. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo desenvolvida no período de dois meses com sete turmas do ensino médio de uma escola pública de Manaus-AM. Foram selecionados os seguintes povos: Hebreus, Fenícios, Egito, Mesopotâmia, Persas, Grécia e Roma; cada turma ficou responsável pela pesquisa, elaboração e apresentação de um lapbook de uma civilização sob a orientação da professora regente durante as aulas de história, o projeto contou com a participação de 150 alunos do ensino médio, a sequência didática estabelecida entre os grupos/turmas de pesquisa permitiu aos discentes reforçar a aprendizagem pela pesquisa, revisão, contextualização e apresentação de forma lúdica e interativa, levando-os à compreensão de que muitos avanços da contemporaneidade tem suas raízes em conhecimentos advindos de antigas civilizações" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12944_TB8126_10062025111708.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CRISTINA CARDOSO MELO" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliacrismelo7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }