Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIDADE EDUCADORA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO SOCIAL EM TERRITÓRIOS EDUCATVOS PARA O BEM VIVER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134870
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8165
    "inscrito_id" => 11146
    "titulo" => "CIDADE EDUCADORA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO SOCIAL EM TERRITÓRIOS EDUCATVOS PARA O BEM VIVER"
    "resumo" => "A proposição desta comunicação oral intitulada “Cidade Educadora e Desenvolvimento Sustentável: inovação social em territórios educativos para o bem viver” visa debater tópicos referentes ao contexto social, sustentabilidade e a docência para o bem viver. Assumir o protagonismo e a corresponsabilidade frente a esses desafios ressalta o papel das Instituições de Ensino na vida das pessoas em favor do desenvolvimento humano e do bem viver no território educativo. Justifica-se essa abordagem tendo em vista que essa temática é pouco conhecida no Brasil. Objetiva-se apresentar as intenções e a importância das Cidades Educadoras enquanto contextos de aprendizagens que visam fomentar ações coletivas para a existência de uma comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária, capaz de conviver na diferença, de solucionar os seus conflitos e de trabalhar pelo “bem comum”, embasada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas. É necessário sensibilizar os sujeitos para o envolvimento e a participação em ações que fomentem as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, programas, bens e serviços” (AICE, 2004, p. 9).Trabalhar na direção de ser/tornar-se cidade educadora requer um olhar para a formação das pessoas nos diversos aspectos de suas vidas, pois a mesma cidade que educa, também se educa, cabendo as Instituições de Ensino organizar práticas com intencionalidade pedagógica que oportunizem aprendizagens nas diferentes dimensões do humano. Essa relação entre cidade e pedagogia possibilita refletir sobre os elementos constitutivos da cidade trazendo as pessoas para o centro do processo pedagógico, com suas memórias e experiências apontando a necessidade de pensar às dinâmicas sociais como ferramenta potente para que a educação promova impacto social transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11146_TB8165_13062025223008.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA ANDRADE MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA MARINHO"
    "autor_email" => "angelamarinho2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134870
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8165
    "inscrito_id" => 11146
    "titulo" => "CIDADE EDUCADORA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO SOCIAL EM TERRITÓRIOS EDUCATVOS PARA O BEM VIVER"
    "resumo" => "A proposição desta comunicação oral intitulada “Cidade Educadora e Desenvolvimento Sustentável: inovação social em territórios educativos para o bem viver” visa debater tópicos referentes ao contexto social, sustentabilidade e a docência para o bem viver. Assumir o protagonismo e a corresponsabilidade frente a esses desafios ressalta o papel das Instituições de Ensino na vida das pessoas em favor do desenvolvimento humano e do bem viver no território educativo. Justifica-se essa abordagem tendo em vista que essa temática é pouco conhecida no Brasil. Objetiva-se apresentar as intenções e a importância das Cidades Educadoras enquanto contextos de aprendizagens que visam fomentar ações coletivas para a existência de uma comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária, capaz de conviver na diferença, de solucionar os seus conflitos e de trabalhar pelo “bem comum”, embasada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas. É necessário sensibilizar os sujeitos para o envolvimento e a participação em ações que fomentem as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, programas, bens e serviços” (AICE, 2004, p. 9).Trabalhar na direção de ser/tornar-se cidade educadora requer um olhar para a formação das pessoas nos diversos aspectos de suas vidas, pois a mesma cidade que educa, também se educa, cabendo as Instituições de Ensino organizar práticas com intencionalidade pedagógica que oportunizem aprendizagens nas diferentes dimensões do humano. Essa relação entre cidade e pedagogia possibilita refletir sobre os elementos constitutivos da cidade trazendo as pessoas para o centro do processo pedagógico, com suas memórias e experiências apontando a necessidade de pensar às dinâmicas sociais como ferramenta potente para que a educação promova impacto social transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11146_TB8165_13062025223008.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA ANDRADE MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA MARINHO"
    "autor_email" => "angelamarinho2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposição desta comunicação oral intitulada “Cidade Educadora e Desenvolvimento Sustentável: inovação social em territórios educativos para o bem viver” visa debater tópicos referentes ao contexto social, sustentabilidade e a docência para o bem viver. Assumir o protagonismo e a corresponsabilidade frente a esses desafios ressalta o papel das Instituições de Ensino na vida das pessoas em favor do desenvolvimento humano e do bem viver no território educativo. Justifica-se essa abordagem tendo em vista que essa temática é pouco conhecida no Brasil. Objetiva-se apresentar as intenções e a importância das Cidades Educadoras enquanto contextos de aprendizagens que visam fomentar ações coletivas para a existência de uma comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária, capaz de conviver na diferença, de solucionar os seus conflitos e de trabalhar pelo “bem comum”, embasada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas. É necessário sensibilizar os sujeitos para o envolvimento e a participação em ações que fomentem as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, programas, bens e serviços” (AICE, 2004, p. 9).Trabalhar na direção de ser/tornar-se cidade educadora requer um olhar para a formação das pessoas nos diversos aspectos de suas vidas, pois a mesma cidade que educa, também se educa, cabendo as Instituições de Ensino organizar práticas com intencionalidade pedagógica que oportunizem aprendizagens nas diferentes dimensões do humano. Essa relação entre cidade e pedagogia possibilita refletir sobre os elementos constitutivos da cidade trazendo as pessoas para o centro do processo pedagógico, com suas memórias e experiências apontando a necessidade de pensar às dinâmicas sociais como ferramenta potente para que a educação promova impacto social transformador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.