O ENSINO DE TEATRO E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: AS VIVÊNCIAS NO INTERCÂMBIO CAMINHOS AMEFRICANOS SUL-SUL: MOÇAMBIQUE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134972 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8319 "inscrito_id" => 17793 "titulo" => "O ENSINO DE TEATRO E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: AS VIVÊNCIAS NO INTERCÂMBIO CAMINHOS AMEFRICANOS SUL-SUL: MOÇAMBIQUE" "resumo" => "A educação e o teatro se tornam um espaço de possibilidade de criação, conhecimento, de vivência e de encontro. Assim, através do encontro, esse trabalho pretende investigar e realizar a experiência obtida durante o Programa de Intercâmbio “Caminhos Amefricanos Sul-Sul: Moçambique”, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Ações Afirmativas e de Combate ao Racismo por meio da seleção de discentes graduandos/as de licenciatura, onde no decorrer de 15 dias, na Capital de Moçambique – Maputo e na Universidade Pedagógica viciam atividades formativas sobre aspectos históricos, culturais e sociais do País e do Continente Africano para embasar e contribuir na elaboração de propostas pedagógicas para uma educação antirracista. Partindo do processo de formação inicial docente ancorada na Lei 10.639/03 para graduandos/as de licenciaturas de Institutos e Universidades Federais do território brasileiro. A estruturação dessa investigação, qualitativamente, se dá pela narrativa ancorada nos conceitos de escrevivência de Conceição Evaristo e da oralitura definida por Leda Martins, articulando também as perspectivas de outros/as autores/as. Diante disso, percebe-se que as vivências se ancoram na experiência, ao criar e recriar formas de construção de saberes na educação étnico-racial. No ensino de teatro, essa perspectiva se amplia, revelando o que existe em nós: nossa identidade e as contribuições das culturas africanas na formação do País, o que é extremamente importante de ser compartilhado no processo de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17793_TB8319_21062025170027.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaovitorsilva240@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134972 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8319 "inscrito_id" => 17793 "titulo" => "O ENSINO DE TEATRO E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: AS VIVÊNCIAS NO INTERCÂMBIO CAMINHOS AMEFRICANOS SUL-SUL: MOÇAMBIQUE" "resumo" => "A educação e o teatro se tornam um espaço de possibilidade de criação, conhecimento, de vivência e de encontro. Assim, através do encontro, esse trabalho pretende investigar e realizar a experiência obtida durante o Programa de Intercâmbio “Caminhos Amefricanos Sul-Sul: Moçambique”, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Ações Afirmativas e de Combate ao Racismo por meio da seleção de discentes graduandos/as de licenciatura, onde no decorrer de 15 dias, na Capital de Moçambique – Maputo e na Universidade Pedagógica viciam atividades formativas sobre aspectos históricos, culturais e sociais do País e do Continente Africano para embasar e contribuir na elaboração de propostas pedagógicas para uma educação antirracista. Partindo do processo de formação inicial docente ancorada na Lei 10.639/03 para graduandos/as de licenciaturas de Institutos e Universidades Federais do território brasileiro. A estruturação dessa investigação, qualitativamente, se dá pela narrativa ancorada nos conceitos de escrevivência de Conceição Evaristo e da oralitura definida por Leda Martins, articulando também as perspectivas de outros/as autores/as. Diante disso, percebe-se que as vivências se ancoram na experiência, ao criar e recriar formas de construção de saberes na educação étnico-racial. No ensino de teatro, essa perspectiva se amplia, revelando o que existe em nós: nossa identidade e as contribuições das culturas africanas na formação do País, o que é extremamente importante de ser compartilhado no processo de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17793_TB8319_21062025170027.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaovitorsilva240@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }