Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BEM-ESTAR ACADÊMICO E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CFP/UFCG

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130958
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2656
    "inscrito_id" => 7294
    "titulo" => "BEM-ESTAR ACADÊMICO E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CFP/UFCG"
    "resumo" => "Podemos afirmar que estudantes de cursos de graduação em educação superior enfrentam um ambiente marcado por desafios, inclusive, psicológico, relacionado ao campo de sua formação a nível superior. O contexto da realização deste trabalho é o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cujos relatos de estudantes trazem à tona diversas particularidades de seus processos formativos, como por exemplo, o alto nível de estresse, de ansiedade e a sobrecarga emocional vividos. O presente trabalho partiu de uma atividade avaliativa da disciplina Política Educacional. Para esta a professora solicitou que pesquisássemos a nossa própria realidade, partindo de questões que fossem importantes para nós. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as exigências acadêmicas sentidas/sofridas por estudantes dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG e compreender como afetam sua saúde mental. A pesquisa quali-quantitativa e de campo, aportou-se na aplicação de questionário com dez questões a estudantes de cursos de graduação dos turnos diurnos e noturnos do CFP afim de verificar como se sentem em relaçao ao seu bem-estar acadêmico. Tomamao por bae Padovani et al (2014), Yosetake et al (2018) e Hahn, Ferraz; Giglio (1999), outros, que enfatizam o estresse, a ansiedade e a saúde mental no ensino superior, e a necessidade de intervenções e ações voltadas para o bem-estar psicológico dos acadêmicos. Os resultados deste estudo destacam a necessidade de um ambiente acadêmico mais saudável e inclusivo para estudantes e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7294_TB2656_11042025082801.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA BRAGA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MARTINS"
    "autor_email" => "fatima.braga@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130958
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2656
    "inscrito_id" => 7294
    "titulo" => "BEM-ESTAR ACADÊMICO E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CFP/UFCG"
    "resumo" => "Podemos afirmar que estudantes de cursos de graduação em educação superior enfrentam um ambiente marcado por desafios, inclusive, psicológico, relacionado ao campo de sua formação a nível superior. O contexto da realização deste trabalho é o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cujos relatos de estudantes trazem à tona diversas particularidades de seus processos formativos, como por exemplo, o alto nível de estresse, de ansiedade e a sobrecarga emocional vividos. O presente trabalho partiu de uma atividade avaliativa da disciplina Política Educacional. Para esta a professora solicitou que pesquisássemos a nossa própria realidade, partindo de questões que fossem importantes para nós. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as exigências acadêmicas sentidas/sofridas por estudantes dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG e compreender como afetam sua saúde mental. A pesquisa quali-quantitativa e de campo, aportou-se na aplicação de questionário com dez questões a estudantes de cursos de graduação dos turnos diurnos e noturnos do CFP afim de verificar como se sentem em relaçao ao seu bem-estar acadêmico. Tomamao por bae Padovani et al (2014), Yosetake et al (2018) e Hahn, Ferraz; Giglio (1999), outros, que enfatizam o estresse, a ansiedade e a saúde mental no ensino superior, e a necessidade de intervenções e ações voltadas para o bem-estar psicológico dos acadêmicos. Os resultados deste estudo destacam a necessidade de um ambiente acadêmico mais saudável e inclusivo para estudantes e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7294_TB2656_11042025082801.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA BRAGA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MARTINS"
    "autor_email" => "fatima.braga@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Podemos afirmar que estudantes de cursos de graduação em educação superior enfrentam um ambiente marcado por desafios, inclusive, psicológico, relacionado ao campo de sua formação a nível superior. O contexto da realização deste trabalho é o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cujos relatos de estudantes trazem à tona diversas particularidades de seus processos formativos, como por exemplo, o alto nível de estresse, de ansiedade e a sobrecarga emocional vividos. O presente trabalho partiu de uma atividade avaliativa da disciplina Política Educacional. Para esta a professora solicitou que pesquisássemos a nossa própria realidade, partindo de questões que fossem importantes para nós. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as exigências acadêmicas sentidas/sofridas por estudantes dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG e compreender como afetam sua saúde mental. A pesquisa quali-quantitativa e de campo, aportou-se na aplicação de questionário com dez questões a estudantes de cursos de graduação dos turnos diurnos e noturnos do CFP afim de verificar como se sentem em relaçao ao seu bem-estar acadêmico. Tomamao por bae Padovani et al (2014), Yosetake et al (2018) e Hahn, Ferraz; Giglio (1999), outros, que enfatizam o estresse, a ansiedade e a saúde mental no ensino superior, e a necessidade de intervenções e ações voltadas para o bem-estar psicológico dos acadêmicos. Os resultados deste estudo destacam a necessidade de um ambiente acadêmico mais saudável e inclusivo para estudantes e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.