O PAPEL DA ESCOLA NA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA EM COMUNIDADES POMERANAS: PRÁTICAS, RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES
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Com enfoque nas Ciências da Natureza, o projeto destacou a relevância dos recursos hídricos para a agricultura familiar local e o papel estratégico do município no abastecimento da Região Metropolitana da Grande Vitória -ES. As atividades foram implementadas em cinco escolas, quatro delas compostas majoritariamente por estudantes de origem pomerana, cujas famílias praticam agricultura em áreas sem acesso a saneamento básico, utilizando fossas sépticas. As ações pedagógicas incluíram um ciclo de palestras promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, abordando dados locais sobre o uso da água, legislação ambiental e práticas agroecológicas. A participação dos estudantes foi evidenciada por meio de intervenções durante as palestras e, posteriormente, através da produção de materiais informativos, como cartazes e textos voltados à conscientização ambiental. O projeto também dialoga com os temas debatidos na 3ª Conferência Municipal das Cidades, sobretudo no que se refere à gestão da água em territórios rurais em transição. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com características de pesquisa-ação. Os resultados apontam para a efetividade das práticas interdisciplinares na promoção da consciência ambiental crítica e indicam a viabilidade de expansão do projeto, fortalecendo a articulação entre educação, sustentabilidade e identidade cultural." 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