Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ESCOLA NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135038
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8423
    "inscrito_id" => 6173
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR."
    "resumo" => "A proposta de investigar as concepções sobre currículo surgiu da necessidade de promover reflexões sobre O papel da escola no que se refere ao desenvolvimento curricular, diante das mudanças requeridas pela nova configuração da Educação Básica, foi importante fazer um resgate histórico e refletir sobre esta temática. A análise e reflexões sobre concepções curriculares tradicional, crítica e pós crítica foram fundamentadas em discursos de autores como: Bobbitt, Michael Apple e Henry Giroux,Sacristan, Saviani,Silva,Freire,Candau,Moreira,entreoutros... Este artigo está estruturado,com a parte introdutória mostrando como surgiu os elementos para fundamentar esta pesquisa, no desenvolvimento, que trata das teorias abordadas, na conclusão que nos fez refletir no papel da escola no que se refere o desenvolvimento curricular e suas contribuições sociais e na bibliografia utilizada. As abordagens tradicionais, críticas e pós-críticas surgiram para que possamos refletir sobre a evolução histórica e crítica do currículo. Essas abordagens destacaram a importância das reflexões de teóricos que refletem sobre o currículo e que reconheçem a diversidade e as diferentes formas da escola trabalhar com a sociedade e os sistemas educacionais vigentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6173_TB8423_26062025220059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDELUCE"
    "autor_email" => "valalbuquerque37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135038
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8423
    "inscrito_id" => 6173
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR."
    "resumo" => "A proposta de investigar as concepções sobre currículo surgiu da necessidade de promover reflexões sobre O papel da escola no que se refere ao desenvolvimento curricular, diante das mudanças requeridas pela nova configuração da Educação Básica, foi importante fazer um resgate histórico e refletir sobre esta temática. A análise e reflexões sobre concepções curriculares tradicional, crítica e pós crítica foram fundamentadas em discursos de autores como: Bobbitt, Michael Apple e Henry Giroux,Sacristan, Saviani,Silva,Freire,Candau,Moreira,entreoutros... Este artigo está estruturado,com a parte introdutória mostrando como surgiu os elementos para fundamentar esta pesquisa, no desenvolvimento, que trata das teorias abordadas, na conclusão que nos fez refletir no papel da escola no que se refere o desenvolvimento curricular e suas contribuições sociais e na bibliografia utilizada. As abordagens tradicionais, críticas e pós-críticas surgiram para que possamos refletir sobre a evolução histórica e crítica do currículo. Essas abordagens destacaram a importância das reflexões de teóricos que refletem sobre o currículo e que reconheçem a diversidade e as diferentes formas da escola trabalhar com a sociedade e os sistemas educacionais vigentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6173_TB8423_26062025220059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDELUCE"
    "autor_email" => "valalbuquerque37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposta de investigar as concepções sobre currículo surgiu da necessidade de promover reflexões sobre O papel da escola no que se refere ao desenvolvimento curricular, diante das mudanças requeridas pela nova configuração da Educação Básica, foi importante fazer um resgate histórico e refletir sobre esta temática. A análise e reflexões sobre concepções curriculares tradicional, crítica e pós crítica foram fundamentadas em discursos de autores como: Bobbitt, Michael Apple e Henry Giroux,Sacristan, Saviani,Silva,Freire,Candau,Moreira,entreoutros... Este artigo está estruturado,com a parte introdutória mostrando como surgiu os elementos para fundamentar esta pesquisa, no desenvolvimento, que trata das teorias abordadas, na conclusão que nos fez refletir no papel da escola no que se refere o desenvolvimento curricular e suas contribuições sociais e na bibliografia utilizada. As abordagens tradicionais, críticas e pós-críticas surgiram para que possamos refletir sobre a evolução histórica e crítica do currículo. Essas abordagens destacaram a importância das reflexões de teóricos que refletem sobre o currículo e que reconheçem a diversidade e as diferentes formas da escola trabalhar com a sociedade e os sistemas educacionais vigentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.