AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES BRASILEIROS E NORUEGUESES SOBRE DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8424 "inscrito_id" => 17792 "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES BRASILEIROS E NORUEGUESES SOBRE DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA" "resumo" => "O artigo apresenta uma análise comparativa sobre as percepções de professores brasileiros e noruegueses da educação básica a respeito da Educação em Direitos Humanos (EDH), com foco nas questões de gênero e da população LGBTQIAPN+. Fundamentada em autores como Veiga-Neto, Lopes, Braga, Soares e Gatti, a pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica que articula os conceitos de diversidade, equidade e direitos humanos às legislações brasileiras e norueguesa. Foi utilizado questionário estruturado composto por 10 perguntas objetivas, baseado na técnica de pesquisa de opinião, aplicado a docentes dos dois países. Os resultados indicam diferenças significativas nas percepções dos participantes. A maioria dos professores noruegueses considera que os temas relacionados aos direitos humanos, à igualdade de gênero e ao combate à violência de gênero e à LGBTfobia estão integrados ao currículo e às práticas pedagógicas. No Brasil, entretanto, os docentes percebem que essas ações não estão institucionalizadas, ocorrendo de forma pontual e dependendo da iniciativa individual dos professores. Os resultados também revelam que os participantes brasileiros consideram a formação docente insuficiente para abordar essas temáticas no ambiente escolar, apontando para a necessidade de políticas de formação continuada voltadas a esse contexto. A pesquisa destaca o papel da escola e a importância de ações institucionalizadas na promoção da EDH, com o objetivo de construir práticas pedagógicas inclusivas e equitativas e fomentar uma sociedade mais diversa e justa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17792_TB8424_23062025004845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MAIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabiomaia.di@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8424 "inscrito_id" => 17792 "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES BRASILEIROS E NORUEGUESES SOBRE DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA" "resumo" => "O artigo apresenta uma análise comparativa sobre as percepções de professores brasileiros e noruegueses da educação básica a respeito da Educação em Direitos Humanos (EDH), com foco nas questões de gênero e da população LGBTQIAPN+. Fundamentada em autores como Veiga-Neto, Lopes, Braga, Soares e Gatti, a pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica que articula os conceitos de diversidade, equidade e direitos humanos às legislações brasileiras e norueguesa. Foi utilizado questionário estruturado composto por 10 perguntas objetivas, baseado na técnica de pesquisa de opinião, aplicado a docentes dos dois países. Os resultados indicam diferenças significativas nas percepções dos participantes. A maioria dos professores noruegueses considera que os temas relacionados aos direitos humanos, à igualdade de gênero e ao combate à violência de gênero e à LGBTfobia estão integrados ao currículo e às práticas pedagógicas. No Brasil, entretanto, os docentes percebem que essas ações não estão institucionalizadas, ocorrendo de forma pontual e dependendo da iniciativa individual dos professores. Os resultados também revelam que os participantes brasileiros consideram a formação docente insuficiente para abordar essas temáticas no ambiente escolar, apontando para a necessidade de políticas de formação continuada voltadas a esse contexto. A pesquisa destaca o papel da escola e a importância de ações institucionalizadas na promoção da EDH, com o objetivo de construir práticas pedagógicas inclusivas e equitativas e fomentar uma sociedade mais diversa e justa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17792_TB8424_23062025004845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MAIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabiomaia.di@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }