ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DISCALCULIA: ABORDAGENS TEÓRICAS PARA UMA PRÁTICA EFICAZ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8522 "inscrito_id" => 2327 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DISCALCULIA: ABORDAGENS TEÓRICAS PARA UMA PRÁTICA EFICAZ" "resumo" => "Este resumo tem como proposta discutir estratégias pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento de estudantes com discalculia. É fundamental compreender essa condição para oferecer o suporte adequado. A Discalculia segundo os autores, Bernardi e Stobäus (2011, p.50) é uma desordem na estrutura de manutenção do pensamento matemático, o que afeta diretamente a capacidade do indivíduo de processar e aplicar conceitos numéricos. Contudo é primordial que haja um diagnóstico preciso para que as dificuldades enfrentadas pelo indivíduo, não seja expandida para outros contextos. Ainda enfatizando o significado de discalculia, Viera (2004, p.111), afirma que a discalculia altera a capacidade de cálculo e manejo dos números, acarretando o indivíduo a dificuldade de aprender matemática, visto que faz parte do seu cotidiano. Do exposto tem por objetivo a presente pesquisa investigar na proposta curricular do curso de pedagogia e o estudo sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, sobretudo, a Dislexia, em relação aos conceitos e intervenções pedagógicas. Para o alcance deste objetivo maior, vê-se a necessidade de, inicialmente, desenvolver o estudo bibliográfico sobre a base teórica que fundamenta a dificuldade de aprendizagem Discalculia; analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia das IES, investigar as ementas das disciplinas, conteúdos que contemplem tal estudo e mostre as causas da Discalculia. E, por fim, identificar estratégias pedagógicas e metodológicas baseadas em abordagens teóricas que enfatizem o desenvolvimento de alunos com tal dificuldade. Todo estudo vem sendo desenvolvido através de pesquisa bibliográfica. O mesmo já apresenta resultados possíveis de divulgação, reforçando a urgência em capacitar futuros educadores para lidar com a diversidade de aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2327_TB8522_23062025162124.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILE HORÁCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILE HORÁCIO" "autor_email" => "horaciocamile68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8522 "inscrito_id" => 2327 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DISCALCULIA: ABORDAGENS TEÓRICAS PARA UMA PRÁTICA EFICAZ" "resumo" => "Este resumo tem como proposta discutir estratégias pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento de estudantes com discalculia. É fundamental compreender essa condição para oferecer o suporte adequado. A Discalculia segundo os autores, Bernardi e Stobäus (2011, p.50) é uma desordem na estrutura de manutenção do pensamento matemático, o que afeta diretamente a capacidade do indivíduo de processar e aplicar conceitos numéricos. Contudo é primordial que haja um diagnóstico preciso para que as dificuldades enfrentadas pelo indivíduo, não seja expandida para outros contextos. Ainda enfatizando o significado de discalculia, Viera (2004, p.111), afirma que a discalculia altera a capacidade de cálculo e manejo dos números, acarretando o indivíduo a dificuldade de aprender matemática, visto que faz parte do seu cotidiano. Do exposto tem por objetivo a presente pesquisa investigar na proposta curricular do curso de pedagogia e o estudo sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, sobretudo, a Dislexia, em relação aos conceitos e intervenções pedagógicas. Para o alcance deste objetivo maior, vê-se a necessidade de, inicialmente, desenvolver o estudo bibliográfico sobre a base teórica que fundamenta a dificuldade de aprendizagem Discalculia; analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia das IES, investigar as ementas das disciplinas, conteúdos que contemplem tal estudo e mostre as causas da Discalculia. E, por fim, identificar estratégias pedagógicas e metodológicas baseadas em abordagens teóricas que enfatizem o desenvolvimento de alunos com tal dificuldade. Todo estudo vem sendo desenvolvido através de pesquisa bibliográfica. O mesmo já apresenta resultados possíveis de divulgação, reforçando a urgência em capacitar futuros educadores para lidar com a diversidade de aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2327_TB8522_23062025162124.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILE HORÁCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILE HORÁCIO" "autor_email" => "horaciocamile68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }