AVANÇOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO CNCA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO/BA: DESAFIOS, RESULTADOS E O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS
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O estudo atual, ainda em andamento, compara os resultados obtidos em 2024 com os avanços observados em 2025, especialmente no que se refere à compreensão e ao uso dos instrumentos avaliativos por parte dos professores (1º ao 5º ano), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e a Equipe Técnica da Secretaria de Educação. Analisamos como a qualificação do uso das avaliações formativas tem contribuído para a aferição mais precisa da aprendizagem dos educandos, resultando em análises e intervenções pedagógicas mais qualificadas no âmbito da alfabetização e da recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Os indicadores e observações preliminares sinalizam uma melhoria nos resultados e na capacidade da rede em identificar e atender às necessidades individuais dos estudantes. 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