Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVANÇOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO CNCA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO/BA: DESAFIOS, RESULTADOS E O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135204
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8658
    "inscrito_id" => 84
    "titulo" => "AVANÇOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO CNCA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO/BA: DESAFIOS, RESULTADOS E O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "Este resumo apresenta o desdobramento da pesquisa iniciada em 2024, que investiga a implementação e os impactos das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/Bahia. O estudo atual, ainda em andamento, compara os resultados obtidos em 2024 com os avanços observados em 2025, especialmente no que se refere à compreensão e ao uso dos instrumentos avaliativos por parte dos professores (1º ao 5º ano), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e a Equipe Técnica da Secretaria de Educação. Analisamos como a qualificação do uso das avaliações formativas tem contribuído para a aferição mais precisa da aprendizagem dos educandos, resultando em análises e intervenções pedagógicas mais qualificadas no âmbito da alfabetização e da recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Os indicadores e observações preliminares sinalizam uma melhoria nos resultados e na capacidade da rede em identificar e atender às necessidades individuais dos estudantes. Destaca-se a importância da formação continuada e da colaboração em rede como pilares para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a efetividade das avaliações formativas como ferramentas para a qualidade do ensino e da aprendizagem. A pesquisa em Juazeiro/BA oferece subsídios relevantes para o debate sobre a avaliação formativa no contexto do CNCA, contribuindo para a formulação de ações pedagógicas e políticas públicas que visam uma alfabetização com equidade e a recomposição eficaz das aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID84_TB8658_23062025203540.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISA GABRIELLE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Geisa Gabrielle"
    "autor_email" => "geisa.gabrielle@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135204
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8658
    "inscrito_id" => 84
    "titulo" => "AVANÇOS E IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO CNCA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO/BA: DESAFIOS, RESULTADOS E O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "Este resumo apresenta o desdobramento da pesquisa iniciada em 2024, que investiga a implementação e os impactos das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/Bahia. O estudo atual, ainda em andamento, compara os resultados obtidos em 2024 com os avanços observados em 2025, especialmente no que se refere à compreensão e ao uso dos instrumentos avaliativos por parte dos professores (1º ao 5º ano), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e a Equipe Técnica da Secretaria de Educação. Analisamos como a qualificação do uso das avaliações formativas tem contribuído para a aferição mais precisa da aprendizagem dos educandos, resultando em análises e intervenções pedagógicas mais qualificadas no âmbito da alfabetização e da recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Os indicadores e observações preliminares sinalizam uma melhoria nos resultados e na capacidade da rede em identificar e atender às necessidades individuais dos estudantes. Destaca-se a importância da formação continuada e da colaboração em rede como pilares para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a efetividade das avaliações formativas como ferramentas para a qualidade do ensino e da aprendizagem. A pesquisa em Juazeiro/BA oferece subsídios relevantes para o debate sobre a avaliação formativa no contexto do CNCA, contribuindo para a formulação de ações pedagógicas e políticas públicas que visam uma alfabetização com equidade e a recomposição eficaz das aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID84_TB8658_23062025203540.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISA GABRIELLE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Geisa Gabrielle"
    "autor_email" => "geisa.gabrielle@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta o desdobramento da pesquisa iniciada em 2024, que investiga a implementação e os impactos das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/Bahia. O estudo atual, ainda em andamento, compara os resultados obtidos em 2024 com os avanços observados em 2025, especialmente no que se refere à compreensão e ao uso dos instrumentos avaliativos por parte dos professores (1º ao 5º ano), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e a Equipe Técnica da Secretaria de Educação. Analisamos como a qualificação do uso das avaliações formativas tem contribuído para a aferição mais precisa da aprendizagem dos educandos, resultando em análises e intervenções pedagógicas mais qualificadas no âmbito da alfabetização e da recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Os indicadores e observações preliminares sinalizam uma melhoria nos resultados e na capacidade da rede em identificar e atender às necessidades individuais dos estudantes. Destaca-se a importância da formação continuada e da colaboração em rede como pilares para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a efetividade das avaliações formativas como ferramentas para a qualidade do ensino e da aprendizagem. A pesquisa em Juazeiro/BA oferece subsídios relevantes para o debate sobre a avaliação formativa no contexto do CNCA, contribuindo para a formulação de ações pedagógicas e políticas públicas que visam uma alfabetização com equidade e a recomposição eficaz das aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.