Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DE FORMADORAS NO CURSO LEEI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como propósito fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à promoção da linguagem oral e escrita desde os primeiros anos da escolarização, respeitando os modos próprios das infâncias. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivida por formadoras da Educação Infantil durante a participação na LEEI, em uma rede municipal de ensino do sertão paraibano. A formação ocorreu em encontros presenciais e online, com foco na escuta perdida, na valorização e fortalecimento das práticas de leitura literária e da validação do processo de escrita espontânea da criança. A metodologia da formação priorizou o diálogo entre teoria e prática, o compartilhamento de vivências pedagógicas e o planejamento colaborativo de propostas didáticas. Como resultado, colaboraram-se maioridade intencional nas práticas de leitura e escrita e reorganização dos espaços da educação infantil com ênfase nos cantinhos de leitura, sendo o professor mediador desse processo. Além disso, o LEEI favoreceu momentos de escuta entre pares, fortalecimento do trabalho coletivo e valorização da singularidade das infâncias como produtora de cultura e linguagem. A experiência reafirma a importância de processos formativos contínuos, sensíveis e contextualizados, que reconheçam os professores da educação infantil como sujeitos críticos e criadores de práticas significativas.

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