DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135711 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9383 "inscrito_id" => 20598 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A utilização de jogos matemáticos em sala de aula desperta nos alunos o interesse pela disciplina, promove o raciocínio lógico e estimula a criatividade na resolução de problemas. Este estudo apresenta uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento e aplicação de cinco jogos educativos, cada um voltado para uma área específica da Matemática: Álgebra, Geometria, Teoria dos Números, Probabilidades e Teoria dos Grafos. A experiência foi realizada com turmas do ensino fundamental em uma escola pública do município de Rio Largo – AL, como parte de uma iniciativa para tornar o ensino de Matemática mais dinâmico, acessível e significativo. A coleção de jogos foi planejada com materiais de baixo custo, seguindo princípios do ensino lúdico e da aprendizagem ativa. Os resultados observados foram extremamente positivos: os estudantes demonstraram maior engajamento nas aulas, melhora no desempenho escolar e mais segurança ao lidar com conceitos matemáticos. Além disso, os jogos facilitaram a construção coletiva do conhecimento, promovendo o trabalho em equipe e o protagonismo dos alunos. A experiência evidencia o potencial dos jogos como recurso metodológico eficaz para reduzir defasagens de aprendizagem e aproximar a Matemática do cotidiano dos estudantes. Espera-se que esta proposta possa inspirar outros educadores a adotarem práticas pedagógicas mais interativas, capazes de transformar a percepção dos alunos sobre a Matemática e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20598_TB9383_07082025093120.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ VINICIUS LOPES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Luiz Vinicius" "autor_email" => "lvlm2@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135711 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9383 "inscrito_id" => 20598 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A utilização de jogos matemáticos em sala de aula desperta nos alunos o interesse pela disciplina, promove o raciocínio lógico e estimula a criatividade na resolução de problemas. Este estudo apresenta uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento e aplicação de cinco jogos educativos, cada um voltado para uma área específica da Matemática: Álgebra, Geometria, Teoria dos Números, Probabilidades e Teoria dos Grafos. A experiência foi realizada com turmas do ensino fundamental em uma escola pública do município de Rio Largo – AL, como parte de uma iniciativa para tornar o ensino de Matemática mais dinâmico, acessível e significativo. A coleção de jogos foi planejada com materiais de baixo custo, seguindo princípios do ensino lúdico e da aprendizagem ativa. Os resultados observados foram extremamente positivos: os estudantes demonstraram maior engajamento nas aulas, melhora no desempenho escolar e mais segurança ao lidar com conceitos matemáticos. Além disso, os jogos facilitaram a construção coletiva do conhecimento, promovendo o trabalho em equipe e o protagonismo dos alunos. A experiência evidencia o potencial dos jogos como recurso metodológico eficaz para reduzir defasagens de aprendizagem e aproximar a Matemática do cotidiano dos estudantes. Espera-se que esta proposta possa inspirar outros educadores a adotarem práticas pedagógicas mais interativas, capazes de transformar a percepção dos alunos sobre a Matemática e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20598_TB9383_07082025093120.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ VINICIUS LOPES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Luiz Vinicius" "autor_email" => "lvlm2@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }