JOGADA DE MESTRE: O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135723 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9401 "inscrito_id" => 18941 "titulo" => "JOGADA DE MESTRE: O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL" "resumo" => "O Programa Jogada de Mestre, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande-PB, utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, com foco na cultura de paz e na formação cidadã. A proposta é vinculada ao Programa Escola em Tempo Integral e atende a estudantes do Ensino Fundamental I e II, integrando o xadrez de forma interdisciplinar às práticas educacionais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, bibliográfica e participante. Fundamenta-se na Constituição Federal de 1988, no Plano Municipal de Educação (PME) de Campina Grande, nos estudos de Vygotsky (1979), que destaca a importância do lúdico no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, bem como nas contribuições de Melo, Azevedo e Grillo (2022), Martins, Rosa e Pereira (2021) e entre outros, que apontam o xadrez como estratégia educativa eficaz. O Programa envolve atividades teóricas e práticas, uso de materiais didáticos e recursos como o xadrez gigante, além de materiais didáticos digitais e impressos. Os resultados indicam melhorias no desempenho escolar, no engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de competências socioemocionais. A proposta se destaca por sistematizar o uso do xadrez como ferramenta pedagógica, contribuindo para uma educação mais humanizada e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18941_TB9401_07082025123250.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYMUNDO ASFORA NETO" "autor_nome_curto" => "RAYMUNDO" "autor_email" => "raymundo.asfora@edu.campinagrande.pb.gov.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135723 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9401 "inscrito_id" => 18941 "titulo" => "JOGADA DE MESTRE: O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A CULTURA DE PAZ E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL" "resumo" => "O Programa Jogada de Mestre, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande-PB, utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, com foco na cultura de paz e na formação cidadã. A proposta é vinculada ao Programa Escola em Tempo Integral e atende a estudantes do Ensino Fundamental I e II, integrando o xadrez de forma interdisciplinar às práticas educacionais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, bibliográfica e participante. Fundamenta-se na Constituição Federal de 1988, no Plano Municipal de Educação (PME) de Campina Grande, nos estudos de Vygotsky (1979), que destaca a importância do lúdico no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, bem como nas contribuições de Melo, Azevedo e Grillo (2022), Martins, Rosa e Pereira (2021) e entre outros, que apontam o xadrez como estratégia educativa eficaz. O Programa envolve atividades teóricas e práticas, uso de materiais didáticos e recursos como o xadrez gigante, além de materiais didáticos digitais e impressos. Os resultados indicam melhorias no desempenho escolar, no engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de competências socioemocionais. A proposta se destaca por sistematizar o uso do xadrez como ferramenta pedagógica, contribuindo para uma educação mais humanizada e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18941_TB9401_07082025123250.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYMUNDO ASFORA NETO" "autor_nome_curto" => "RAYMUNDO" "autor_email" => "raymundo.asfora@edu.campinagrande.pb.gov.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }