ENTRE O CUIDAR E O ADOECER: A SAÚDE MENTAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135809 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9529 "inscrito_id" => 18970 "titulo" => "ENTRE O CUIDAR E O ADOECER: A SAÚDE MENTAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO" "resumo" => "A saúde mental tem se tornado uma preocupação central nas discussões sobre qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, diante disso os docentes da educação básica enfrentam desafios constantes que influenciam diretamente no seu bem-estar, comprometendo não apenas seu desempenho profissional, mas também a qualidade do ensino ofertado. Dessa forma, se faz necessário refletir sobre a saúde mental docente e as causas que contribuem para o adoecimento dos professores da educação básica, analisando os desafios enfrentados no cotidiano escolar e as possíveis estratégias para a promoção da saúde mental e de prevenção do sofrimento no contexto educacional. Nossa articulação teórica fundamenta-se em Silva (2018), que discute a precarização do trabalho docente e suas implicações psicossociais, em Santos (2020), que aborda a síndrome de burnout em educadores e a necessidade de suporte institucional. Tais autores fornecem base para compreender a complexidade das demandas emocionais e cognitivas impostas aos professores. Metodologicamente, realizamos uma revisão bibliográfica qualitativa. Utilizamos produções acadêmicas e investigações relevantes, incluindo artigos científicos e documentos oficiais, que permitiram identificar os altos níveis de estresse, ansiedade e burnout entre os docentes. A análise revelou a estreita relação entre as condições de trabalho e a saúde mental, bem como o impacto do adoecimento na qualidade do ensino ofertado. É possível identificar que a ampliação do debate sobre a valorização dos professores e a urgência de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e suporte psicológico aos docentes são cruciais. Tal medida resultará em um ambiente escolar mais saudável e sustentável para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18970_TB9529_07082025225719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHYEGO HALLAN ALMEIDA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "DHYEGO" "autor_email" => "dhyego.dhy01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135809 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9529 "inscrito_id" => 18970 "titulo" => "ENTRE O CUIDAR E O ADOECER: A SAÚDE MENTAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO" "resumo" => "A saúde mental tem se tornado uma preocupação central nas discussões sobre qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, diante disso os docentes da educação básica enfrentam desafios constantes que influenciam diretamente no seu bem-estar, comprometendo não apenas seu desempenho profissional, mas também a qualidade do ensino ofertado. Dessa forma, se faz necessário refletir sobre a saúde mental docente e as causas que contribuem para o adoecimento dos professores da educação básica, analisando os desafios enfrentados no cotidiano escolar e as possíveis estratégias para a promoção da saúde mental e de prevenção do sofrimento no contexto educacional. Nossa articulação teórica fundamenta-se em Silva (2018), que discute a precarização do trabalho docente e suas implicações psicossociais, em Santos (2020), que aborda a síndrome de burnout em educadores e a necessidade de suporte institucional. Tais autores fornecem base para compreender a complexidade das demandas emocionais e cognitivas impostas aos professores. Metodologicamente, realizamos uma revisão bibliográfica qualitativa. Utilizamos produções acadêmicas e investigações relevantes, incluindo artigos científicos e documentos oficiais, que permitiram identificar os altos níveis de estresse, ansiedade e burnout entre os docentes. A análise revelou a estreita relação entre as condições de trabalho e a saúde mental, bem como o impacto do adoecimento na qualidade do ensino ofertado. É possível identificar que a ampliação do debate sobre a valorização dos professores e a urgência de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e suporte psicológico aos docentes são cruciais. Tal medida resultará em um ambiente escolar mais saudável e sustentável para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18970_TB9529_07082025225719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHYEGO HALLAN ALMEIDA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "DHYEGO" "autor_email" => "dhyego.dhy01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }