O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO NORTE DO BRASIL: O CASO CRESCENTE DA LÍNGUA DE SINAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
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O aporte teórico abrangeu autores que discutem sobre Políticas Linguísticas (Calvert, 2007; Rajagopalan, 2013), voltadas a Língua de Sinais (Quadros, 2024), institucional (UFAM, 2018; 2023; 2025). O percurso metodológico desta pesquisa foi a qualitativa através da análise documental de buscas virtuais realizadas no primeiro semestre de 2025. Os resultados destacam a presença de Pessoas Surdas à medida que as Políticas Linguísticas de acesso vão sendo ampliadas com a presença de tradutores e intérpretes de Libras, professores bilíngues no par linguístico Libras-Português como nos Conselhos Superiores e Conselhos Diretor, criação de projetos de extensão como o Português para Surdos, Pra Ler para Surdos e outros, a presença de novos aprendizes de Libras em atividades de extensão de outras áreas, reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Formação de Professores Indígenas e Ciências: Química e Biologia, proporcionando o preparo para que os futuros docentes desempenhem seus conhecimentos proporcionando habilidades comunicativas e de documentação da língua indígena de sinais e específica da sua formação." 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