CLUBE LITERÁRIO: DESPERTANDO O PRAZER DA LEITURA E A AUTONOMIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9645 "inscrito_id" => 21049 "titulo" => "CLUBE LITERÁRIO: DESPERTANDO O PRAZER DA LEITURA E A AUTONOMIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa-ação tem como principal objetivo investigar a eficácia de um clube literário como estratégia de incentivo à leitura de textos literários no Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em um formato altamente colaborativo em que cada participante compartilhava suas experiências de leitura individual, promovendo um ambiente de troca construtiva e autonomia leitora. A intervenção culminou na organização de um sarau, evento em que os estudantes, a partir de suas leituras, expressaram sua compreensão e fruição por meio de diferentes linguagens artísticas, como dança, música, teatro, maquetes e quadros. O referencial teórico que embasa esta pesquisa dialoga com autores como Candido (2014), Colomer (2007), Cosson (2006), Eagleton (2019) e Zilberman (2003) que discutem a formação do leitor, a mediação de leitura e a importância da fruição literária na escola. Os resultados da experiência revelam uma transformação significativa e duradoura no comportamento leitor dos alunos. Observou-se um aumento notável na busca pela biblioteca da escola, maior engajamento com a leitura e o desenvolvimento de um senso crítico mais apurado. A iniciativa demonstrou ser uma ferramenta com bastante potencial para despertar o prazer da leitura e para consolidar o hábito leitor de forma criativa e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21049_TB9645_18082025221719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA PRISCILA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.nascimento@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9645 "inscrito_id" => 21049 "titulo" => "CLUBE LITERÁRIO: DESPERTANDO O PRAZER DA LEITURA E A AUTONOMIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa-ação tem como principal objetivo investigar a eficácia de um clube literário como estratégia de incentivo à leitura de textos literários no Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em um formato altamente colaborativo em que cada participante compartilhava suas experiências de leitura individual, promovendo um ambiente de troca construtiva e autonomia leitora. A intervenção culminou na organização de um sarau, evento em que os estudantes, a partir de suas leituras, expressaram sua compreensão e fruição por meio de diferentes linguagens artísticas, como dança, música, teatro, maquetes e quadros. O referencial teórico que embasa esta pesquisa dialoga com autores como Candido (2014), Colomer (2007), Cosson (2006), Eagleton (2019) e Zilberman (2003) que discutem a formação do leitor, a mediação de leitura e a importância da fruição literária na escola. Os resultados da experiência revelam uma transformação significativa e duradoura no comportamento leitor dos alunos. Observou-se um aumento notável na busca pela biblioteca da escola, maior engajamento com a leitura e o desenvolvimento de um senso crítico mais apurado. A iniciativa demonstrou ser uma ferramenta com bastante potencial para despertar o prazer da leitura e para consolidar o hábito leitor de forma criativa e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21049_TB9645_18082025221719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA PRISCILA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.nascimento@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }