A AUTONOMIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO PLANEJAMENTO E NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135978 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9809 "inscrito_id" => 13247 "titulo" => "A AUTONOMIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO PLANEJAMENTO E NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "O presente resumo debate sobre a relevância do papel docente no planejamento e na produção de material didático complementar para as aulas de inglês na tentativa de assegurar um processo de ensino e aprendizagem mais assertiva de acordo com o nível cognitivo e a realidade vivenciada pelos discentes por meio da colaboração dos educandos no desenvolvimento de conceitos, exemplos e experiências no campo social contextualizado na língua inglesa. Nota-se que o período pandêmico deixou uma lacuna na aprendizagem dos alunos da disciplina da língua inglesa, em meio a esse cenário torna-se necessário que haja um planejamento, adaptação e a produção de atividades complementares para suprir déficits de conteúdos básicos para a melhora do ensino. O trabalho visa debater sobre a autonomia docente no âmbito escolar no planejamento, produção e implementação de material didático nas aulas de língua inglesa, pesquisar recursos físicos e digitais para serem utilizados como recursos complementares nas aulas como objeto de aprendizagem, selecionar assuntos do componente curricular de língua inglesa para a produção de materiais complementares de acordo com o contexto dos alunos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo implementada em uma escola de tempo integral com alunos do ensino fundamental II no período de fevereiro a junho de 2025, contou com a participação de 100 alunos e 8 bolsistas do Pibid/UFAM. A pesquisa bibliográfica referente ao planejamento e desenvolvimento de material didático foi fundamental para orientar os debates sobre a autonomia do professor na criação de recursos complementares nas aulas de inglês, bem como orientou questionários norteadores para a adaptação de conteúdos e produção de atividades de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos, posibilitando a utilização de alternativas de recursos físicos e digitais para fomentar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13247_TB9809_20082025222921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYZA DANIELA PASSOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYZA" "autor_email" => "mayzamonteiro.10.2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135978 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9809 "inscrito_id" => 13247 "titulo" => "A AUTONOMIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO PLANEJAMENTO E NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "O presente resumo debate sobre a relevância do papel docente no planejamento e na produção de material didático complementar para as aulas de inglês na tentativa de assegurar um processo de ensino e aprendizagem mais assertiva de acordo com o nível cognitivo e a realidade vivenciada pelos discentes por meio da colaboração dos educandos no desenvolvimento de conceitos, exemplos e experiências no campo social contextualizado na língua inglesa. Nota-se que o período pandêmico deixou uma lacuna na aprendizagem dos alunos da disciplina da língua inglesa, em meio a esse cenário torna-se necessário que haja um planejamento, adaptação e a produção de atividades complementares para suprir déficits de conteúdos básicos para a melhora do ensino. O trabalho visa debater sobre a autonomia docente no âmbito escolar no planejamento, produção e implementação de material didático nas aulas de língua inglesa, pesquisar recursos físicos e digitais para serem utilizados como recursos complementares nas aulas como objeto de aprendizagem, selecionar assuntos do componente curricular de língua inglesa para a produção de materiais complementares de acordo com o contexto dos alunos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo implementada em uma escola de tempo integral com alunos do ensino fundamental II no período de fevereiro a junho de 2025, contou com a participação de 100 alunos e 8 bolsistas do Pibid/UFAM. A pesquisa bibliográfica referente ao planejamento e desenvolvimento de material didático foi fundamental para orientar os debates sobre a autonomia do professor na criação de recursos complementares nas aulas de inglês, bem como orientou questionários norteadores para a adaptação de conteúdos e produção de atividades de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos, posibilitando a utilização de alternativas de recursos físicos e digitais para fomentar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13247_TB9809_20082025222921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYZA DANIELA PASSOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYZA" "autor_email" => "mayzamonteiro.10.2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }