Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AUTONOMIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO PLANEJAMENTO E NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo debate sobre a relevância do papel docente no planejamento e na produção de material didático complementar para as aulas de inglês na tentativa de assegurar um processo de ensino e aprendizagem mais assertiva de acordo com o nível cognitivo e a realidade vivenciada pelos discentes por meio da colaboração dos educandos no desenvolvimento de conceitos, exemplos e experiências no campo social contextualizado na língua inglesa. Nota-se que o período pandêmico deixou uma lacuna na aprendizagem dos alunos da disciplina da língua inglesa, em meio a esse cenário torna-se necessário que haja um planejamento, adaptação e a produção de atividades complementares para suprir déficits de conteúdos básicos para a melhora do ensino. O trabalho visa debater sobre a autonomia docente no âmbito escolar no planejamento, produção e implementação de material didático nas aulas de língua inglesa, pesquisar recursos físicos e digitais para serem utilizados como recursos complementares nas aulas como objeto de aprendizagem, selecionar assuntos do componente curricular de língua inglesa para a produção de materiais complementares de acordo com o contexto dos alunos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo implementada em uma escola de tempo integral com alunos do ensino fundamental II no período de fevereiro a junho de 2025, contou com a participação de 100 alunos e 8 bolsistas do Pibid/UFAM. A pesquisa bibliográfica referente ao planejamento e desenvolvimento de material didático foi fundamental para orientar os debates sobre a autonomia do professor na criação de recursos complementares nas aulas de inglês, bem como orientou questionários norteadores para a adaptação de conteúdos e produção de atividades de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos, posibilitando a utilização de alternativas de recursos físicos e digitais para fomentar o processo de aprendizagem.

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