O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora.