Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRÍTICO-SUPERADORA Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1463
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 176
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRÍTICO-SUPERADORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILEIDE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDE"
    "autor_email" => "josileide02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1463
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 176
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRÍTICO-SUPERADORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILEIDE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDE"
    "autor_email" => "josileide02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.