Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, TIC, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20961
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 9619
    "titulo" => "ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões   a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades  de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende  um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que  , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir  as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, TIC, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9619_15082016210035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARGARETH  "
    "autor_email" => "margarethvaldivino@hotmai"
    "autor_ies" => "SEDUC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20961
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 9619
    "titulo" => "ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões   a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades  de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende  um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que  , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir  as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, TIC, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9619_15082016210035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARGARETH  "
    "autor_email" => "margarethvaldivino@hotmai"
    "autor_ies" => "SEDUC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.