Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEU VEGETAL COLORIDO, UMA AÇÃO LÚDICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, EXPERIMENTAÇÃO, DINÂMICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino de botânica é sempre um assunto menos querido pelos alunos, pois requer uma teoria com nomes complexos e por muitas vezes abordados com certa monotonia. O presente trabalho que foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário localizado no município de João Pessoa-PB, teve como objetivo levar a prática junto à teoria no ensino de botânica. Foi utilizado como pressuposto teórico a experimentação. O experimento foi realizado no período de dois dias, onde no primeiro dia foi dada uma breve explicação de como seria realizado, e consequentemente sua montagem. O publico alvo foram duas turmas do 7º ano. A partir da explicação os alunos foram divididos em 5 grupos , onde cada grupo formulou hipóteses, eles deviam dizer o que ia acontecer com aquele experimento, levando em conta seus conhecimentos prévios e os conhecimentos que acabara de adquiri. Os grupos se dividiram e montaram seus experimentos, sempre com o auxilio. Foi necessário um copo descartável de 500 ml, água, anilina, faca e uma folha de acelga. No copo foi adicionada uma quantidade de em média 350 ml de água e varias gotas do corante , onde fosse possível uma concentração forte da cor. Foi usado corante da cor azul e vermelha. Ao misturar a água e a anilina no copo, com o auxilio da estagiária foi colocado a folha de acelga dentro do copo e dado um corte para q fosse retirado a base da folha, o corte tem que ser feito dentro da água para evitar ar nos vasos condutores e assim ter um resultado bom do experimento. No segundo dia, cada equipe separadamente foi no laboratório com a estagiaria para vê o resultado do experimento. Em mãos levaram suas hipóteses para constata se o que foi hipotetizado aconteceu de fato. Como cada grupo levou mais de uma hipótese, eles viram que algumas realmente foram concretizadas e tiveram uma explicação tanto para as hipóteses confirmadas, como para as hipóteses que não tiveram sucesso. Foi percebido um enorme interesse por todos participantes, independente de tema , quando é algo feito valorizando o conhecimento prévio do aluno e sempre referenciando com algo do seu cotidiano , fica mais fácil aprender. A aula se torna mais dinâmica, a interação entre professor-aluno fica mais fácil. Basta o professor seguir com essa prática sempre na sua metodologia, trazer o novo para seu alunado, fazer ele ser agente presente no que esta sendo desenvolvido.

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