Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PROGRAMA E-TEC, MÍDIAS SOCIAIS Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21415
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3611
    "inscrito_id" => 13633
    "titulo" => "MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN"
    "resumo" => "O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PROGRAMA E-TEC, MÍDIAS SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID13633_19082016215431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLLAYNE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "GISLLAYNE"
    "autor_email" => "gisllaynebrandao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21415
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3611
    "inscrito_id" => 13633
    "titulo" => "MÍDIAS SOCIAIS COMO FACILITADORAS DE INTERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM - REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO E-TEC EAJ/UFRN"
    "resumo" => "O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PROGRAMA E-TEC, MÍDIAS SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID13633_19082016215431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLLAYNE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "GISLLAYNE"
    "autor_email" => "gisllaynebrandao@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O programa e-Tec Brasil da Escola Agrícola de Jundiaí, oferta cursos em educação a distância, com encontros presenciais, na modalidade semipresencial. Os cursos são permeados de aulas práticas, cujo intuito é fazer com que os alunos compreendam as duas dimensões: teoria e prática, tendo em vista que a teoria deve estar diretamente ligada à prática para que a aprendizagem seja significativa, o objetivo é fazer com que os educandos experienciem as atividades do curso que permearão suas atividades profissionais. Além dos encontros presenciais, os tutores acompanham e avaliam o processo de aprendizado dos cursistas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste caso adotamos como AVA o Moodle. Ao acompanhar as atividades de nossos cursos, observamos que os educandos não acessavam com frequência o Moodle. A partir disso, resolvemos investigar nossa experiência atual de ensino e aprendizagem com o intuito de aperfeiçoar nossas ofertas, fazendo com que os alunos e tutores estejam cada vez mais articulados produzindo conhecimento e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas. Preocupava-nos principalmente a dificuldade em se estabelecer a necessária interação entre tutores, professores e alunos, buscando aproximar-se do que se tem denominado na EAD de “estar junto virtual” (Valente, 1999). Os próprios alunos sugeriram a adoção de redes sociais visando uma melhoria na interação. A escolha do Facebook deu-se por percebermos que era a rede mais usada pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.