O presente trabalho pretende historicizar resumidamente, a história da educação profissional no Brasil, da colônia aos dias atuais. Atentaremos para a importância do contexto internacional e nacional que nos servirá como pano de fundo de nossa análise histórico critica. Objetivamos de modo geral analisar a educação profissional e sua insersão no contexto histórico. Nossa opção teórica está baseada nos pressupostos da onto-metodologia desenvolvida por Karl Marx, assim como o resgate do trabalho como momento fundante do ser social, desenvolvido por Lukács (1982). Analisaremos sob quais conjunturas foi desenvolvida a profissionalização do ensino e seus objetivos em atender as demandas do mercado. Qual o respaldo que a sociedade brasileira enxerga no ensino profissional e o seu nivel de aceitação social. Destacamos inicialmente que a educação profissional no Brasil, foi desenvolvida para atender à determinados “nichos de mercados”. O capital em crise estrutural desde da década de 1970, conforme nos aponta Mészáros (2003) tem buscado formas variadas para recuperar a taxa de lucro que a cada ano decaí. A educação profissional é um dos caminhos a ser seguido pelos estratos populares para à saída da pobreza e redução da miséria, provocado por este mesmo sistema, que agudiza as imensas contradições e desigualdades. Destacamos o dualismo histórico do sistema educacional, um destinado a atender aos interesses das camadas sociais abastardas e outra, principalmente a profissionalizante e precária para atender aos menos favorecido.