A concepção de avaliação da aprendizagem dos professores que atuam na Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Manoel Viana dos Santos de Belém do Brejo do Cruz/PB, se tornou objeto de pesquisa deste artigo, devido às dificuldades de aprendizagem dos alunos no momento em que estão sendo avaliados, visto que, tem dificuldades em ler e interpretar, o que ocasiona sérias dificuldades nos anos seguintes, estes procedimentos acabam não atendendo aos pressupostos de uma avaliação construtivista. Diante desta problemática as investigações pautaram-se em duas questões básicas: quais os fundamentos teóricos norteiam as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores? E quais os instrumentos de avaliação utilizados no processo de aprendizagem dos alunos? Nesse sentido, deu-se maior ênfase à primeira questão, por possibilitar fazer um paralelo entre a prática docente e as concepções de avaliação que direciona essa prática. Contudo, a pesquisa tem sua especificidade interpretativa, situando-se em fundamentos construtivistas que buscam explicar de maneira clara e objetiva o processo de avaliação. A partir dessa análise a prática avaliativa do professor é o reflexo da aprendizagem dos alunos e diante do contexto observado, detectou-se que a questão da avaliação é tratada como um processo contínuo e sistemático, como também classificatório e somativo com resultados quantitativos. Para tanto, os resultados da pesquisa convergem para uma concepção avaliativa, voltada para um processo reflexivo e construtivista, onde o professor seja capaz de interagir com os desafios de sua prática pedagógica, procurando definir bem os critérios avaliativos, visando o crescimento cognoscitivo do aprendiz.