RESUMO: O estágio pensado e sistematizado como campo de pesquisa proporciona ao estagiário adentrar na escola e conhecer a teia de relações que se se estabelece em seu interior e a influência das políticas públicas destinadas á educação que interferem no processo ensino-aprendizagem. Ao refletir sobre a dinâmica da escola, o estagiário alia o seu conhecimento teórico à prática e constrói a sua identidade profissional de maneira crítica e reflexiva. Nesse sentido, buscamos analisar a nossa experiência do estagio supervisionado II, tentando perceber a contribuição do estágio como campo de pesquisa para o conhecimento sobre a profissão e a construção da identidade profissional docente. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica de textos, comparando os estudos teóricos com a nossa experiência no estágio. O referencial teórico estudado foi (LIMA, 2004), (PIMENTA & LIMA, 2008), (PIMENTA, 2001), (GATTI, 1996) E (VASCONCELLOS, 2009). Percebemos então, que o estágio supervisionado II, caracterizou-se como campo de pesquisa à medida que refletimos sobre a prática pedagógica da professora colaboradora, considerando toda a dinâmica da escola como elemento que exerce influência no processo ensino-aprendizagem, pudemos ter um visão da escola como um todo em movimento, assumindo uma postura crítico-reflexiva, conhecendo a profissão docente de maneira ampla, o que contribuiu para a construção da nossa identidade profissional docente. Porém, as condições em que se concretizou o estágio (período de final de ano) pouco tempo de observação e de planejamento das atividades, influenciaram para a construção de planos de aulas aligeirados.