Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ANÁLISE DO CONTO MARAVILHOSO "MOÇA TECELÃ", DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA

Palavra-chaves: TEXTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, CONTO MARAVILHOSO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25900
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 795
    "titulo" => "ANÁLISE DO CONTO MARAVILHOSO "MOÇA TECELÃ", DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "A relevância do trabalho com o texto literário na sala de aula concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor. Ao recriar a realidade através da ficção, representando diferentes universos, a literatura viabiliza outra forma de apreender a existência humana, exigindo que o leitor interaja com o texto, mobilizando conhecimentos, de modo a aprimorar sua percepção quanto aos sentidos construídos pelo viés literário. O encontro com o texto literário, então, permite o contato com diferentes formas de significar temas de relevância social, a exemplo da condição feminina, visto que o espaço escolar se tornou um importante aliado nas discussões atuais em torno do papel social da mulher. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência da aplicação de uma sequência básica a partir do conto Moça Tecelã, de Marina Colasanti, com vistas a aprimorar a capacidade de análise interpretativa do aluno, na busca da apreensão da significação construída no conto. A proposta empreendida partiu do reconhecimento da composição do conto maravilhoso, do tratamento dado ao tema e da exploração da inter-relação entre obra e o contexto do aluno. Metodologicamente, a sequência desenvolveu-se a partir dos conhecimentos prévios acerca dos contos maravilhosos, leitura da obra, seguindo a análise interpretativa segundo a orientação dos gêneros do discurso. A pesquisa foi desenvolvida com o 8ºano da Escola Maria Marques de Assis, na cidade de São Domingos, Paraíba, à luz das propostas e reflexões de COSSON (2014), BAKHTIN (2003), TODOROV, (1981), GOTLIB (2006), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, CONTO MARAVILHOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID795_22072016162810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISKAIME DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISKAIME SOUSA"
    "autor_email" => "iskaime_prof@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25900
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 795
    "titulo" => "ANÁLISE DO CONTO MARAVILHOSO "MOÇA TECELÃ", DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "A relevância do trabalho com o texto literário na sala de aula concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor. Ao recriar a realidade através da ficção, representando diferentes universos, a literatura viabiliza outra forma de apreender a existência humana, exigindo que o leitor interaja com o texto, mobilizando conhecimentos, de modo a aprimorar sua percepção quanto aos sentidos construídos pelo viés literário. O encontro com o texto literário, então, permite o contato com diferentes formas de significar temas de relevância social, a exemplo da condição feminina, visto que o espaço escolar se tornou um importante aliado nas discussões atuais em torno do papel social da mulher. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência da aplicação de uma sequência básica a partir do conto Moça Tecelã, de Marina Colasanti, com vistas a aprimorar a capacidade de análise interpretativa do aluno, na busca da apreensão da significação construída no conto. A proposta empreendida partiu do reconhecimento da composição do conto maravilhoso, do tratamento dado ao tema e da exploração da inter-relação entre obra e o contexto do aluno. Metodologicamente, a sequência desenvolveu-se a partir dos conhecimentos prévios acerca dos contos maravilhosos, leitura da obra, seguindo a análise interpretativa segundo a orientação dos gêneros do discurso. A pesquisa foi desenvolvida com o 8ºano da Escola Maria Marques de Assis, na cidade de São Domingos, Paraíba, à luz das propostas e reflexões de COSSON (2014), BAKHTIN (2003), TODOROV, (1981), GOTLIB (2006), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, CONTO MARAVILHOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID795_22072016162810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISKAIME DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISKAIME SOUSA"
    "autor_email" => "iskaime_prof@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A relevância do trabalho com o texto literário na sala de aula concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor. Ao recriar a realidade através da ficção, representando diferentes universos, a literatura viabiliza outra forma de apreender a existência humana, exigindo que o leitor interaja com o texto, mobilizando conhecimentos, de modo a aprimorar sua percepção quanto aos sentidos construídos pelo viés literário. O encontro com o texto literário, então, permite o contato com diferentes formas de significar temas de relevância social, a exemplo da condição feminina, visto que o espaço escolar se tornou um importante aliado nas discussões atuais em torno do papel social da mulher. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência da aplicação de uma sequência básica a partir do conto Moça Tecelã, de Marina Colasanti, com vistas a aprimorar a capacidade de análise interpretativa do aluno, na busca da apreensão da significação construída no conto. A proposta empreendida partiu do reconhecimento da composição do conto maravilhoso, do tratamento dado ao tema e da exploração da inter-relação entre obra e o contexto do aluno. Metodologicamente, a sequência desenvolveu-se a partir dos conhecimentos prévios acerca dos contos maravilhosos, leitura da obra, seguindo a análise interpretativa segundo a orientação dos gêneros do discurso. A pesquisa foi desenvolvida com o 8ºano da Escola Maria Marques de Assis, na cidade de São Domingos, Paraíba, à luz das propostas e reflexões de COSSON (2014), BAKHTIN (2003), TODOROV, (1981), GOTLIB (2006), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.