Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CANTAR HISTÓRIAS, ENCANTAR E FORMAR LEITORES: REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: MÚSICA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente artigo, ao abordar música, leitura e literatura, desencadeia reflexões a partir destes três elementos e os relaciona à formação de leitores literários competentes, numa importante etapa de formação do indivíduo, a Educação Infantil. Num processo de ensino-aprendizagem pautado na criatividade que permeia as histórias literárias musicadas, tem-se o estímulo ao desenvolvimento integral da criança, despertando-lhe as dimensões necessárias ao aprendizado das múltiplas áreas do conhecimento. Assim, objetiva-se nesta pesquisa, reconhecer as contribuições da música na literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, que culminam na sua atua atuação efetiva enquanto leitor literário. A metodologia utilizada neste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nos seguintes autores: Abramovich (2006), Brito (2003), Solé (1998), Rosa (1990), Brasil (1998) - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dentre outros estudiosos que prezam por uma prática pedagógica criativa, dinâmica e que promova efetivamente a formação de leitores. A partir destes estudos percebeu-se que a inserção de um repertório infantil no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil atua como elemento potencializador do ensino de literatura, propiciando o desenvolvimento da competência leitora da criança, destacando-se ainda o caráter humanizador, cultural, histórico e social da literatura. Refletir esta temática evidenciou, ainda, que a promoção do diálogo entre literatura e a música, assim como outras artes, torna-se necessário ao contexto escolar, e cabe às instituições de ensino traçar sempre caminhos para o acesso à leitura, construindo meios que favoreçam a formação de leitores críticos e participativos.

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