Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CONTO DE FADA, A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: LITERATURA, CONTO DE FADA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25930
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "CONTO DE FADA, A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Esse estudo se caracteriza no âmbito de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida na disciplina Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – RN, com intuito de investigar a contribuição dos contos de fadas, enquanto gênero literário, para a formação leitora da criança. Nesse sentido, foi discutido sobre a origem, especificidades do gênero, importância para a criança e como o trabalho com o conto de fada colabora para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária em situação escolarizada. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de perceber a relevância do conto para a formação do leitor infantil e oferecer aos docentes subsídios teóricos para o trabalho com o texto literário de qualidade na escola. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (1997), Coelho (2009), Bezerra (2008), Bettelheim (2007). Refletindo sobre a temática, constatou-se uma urgente necessidade de estudos que considerem a relação da criança com o texto literário, em especial com os contos de fadas, permitindo um contato autônomo e significativo da criança. Além disso, ressalta-se a importância do conto para a o desenvolvimento cognitivo, social e escolar da criança e, consequentemente, para a prática docente comprometida com a qualidade do ensino e a formação da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTO DE FADA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID127_13072016165236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA GLÍCIA PARENTE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÍCIA"
    "autor_email" => "gliciashalom@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25930
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "CONTO DE FADA, A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Esse estudo se caracteriza no âmbito de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida na disciplina Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – RN, com intuito de investigar a contribuição dos contos de fadas, enquanto gênero literário, para a formação leitora da criança. Nesse sentido, foi discutido sobre a origem, especificidades do gênero, importância para a criança e como o trabalho com o conto de fada colabora para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária em situação escolarizada. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de perceber a relevância do conto para a formação do leitor infantil e oferecer aos docentes subsídios teóricos para o trabalho com o texto literário de qualidade na escola. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (1997), Coelho (2009), Bezerra (2008), Bettelheim (2007). Refletindo sobre a temática, constatou-se uma urgente necessidade de estudos que considerem a relação da criança com o texto literário, em especial com os contos de fadas, permitindo um contato autônomo e significativo da criança. Além disso, ressalta-se a importância do conto para a o desenvolvimento cognitivo, social e escolar da criança e, consequentemente, para a prática docente comprometida com a qualidade do ensino e a formação da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTO DE FADA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID127_13072016165236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA GLÍCIA PARENTE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLÍCIA"
    "autor_email" => "gliciashalom@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Esse estudo se caracteriza no âmbito de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida na disciplina Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – RN, com intuito de investigar a contribuição dos contos de fadas, enquanto gênero literário, para a formação leitora da criança. Nesse sentido, foi discutido sobre a origem, especificidades do gênero, importância para a criança e como o trabalho com o conto de fada colabora para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária em situação escolarizada. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de perceber a relevância do conto para a formação do leitor infantil e oferecer aos docentes subsídios teóricos para o trabalho com o texto literário de qualidade na escola. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (1997), Coelho (2009), Bezerra (2008), Bettelheim (2007). Refletindo sobre a temática, constatou-se uma urgente necessidade de estudos que considerem a relação da criança com o texto literário, em especial com os contos de fadas, permitindo um contato autônomo e significativo da criança. Além disso, ressalta-se a importância do conto para a o desenvolvimento cognitivo, social e escolar da criança e, consequentemente, para a prática docente comprometida com a qualidade do ensino e a formação da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.