Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

NOS ENTREMEIOS DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INTERMEDIADA PELA OBRA POR PARTE DE PAI

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26035
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "NOS ENTREMEIOS DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INTERMEDIADA PELA OBRA POR PARTE DE PAI"
    "resumo" => "As narrativas de Bartolomeu Campos Queirós são, em grande parte, evocativas da memória. A obra Por Parte de Pai, de sua autoria, apresenta o viés memorialístico como elemento norteador que, envolto em uma linguagem repleta de poeticidade, consegue atrair e encantar diversos públicos, inclusive os mais jovens. Ancorando-se nas premissas do letramento literário, isto é, pensando na construção de sentidos que os alunos podem alcançar mediante o contato com o texto literário, este trabalho propõe uma atividade didática capaz de viabilizar a leitura concreta da obra Por Parte de Pai.  Entendendo a leitura como resultado de uma interação, em que autor e leitor dialogam mediados pelo texto, e como uma atividade social, visto que é permeada pelas convenções comunicativas de uma comunidade, escolhe-se como proposta didática a construção de uma sequência didática básica, sugerida por Rildo Cosson em seu livro Letramento literário: teoria e prática (2014). Sistematizada a fim de motivar os alunos à leitura, a sequência didática constitui-se de quatro etapas: motivação, preparação do aluno para entrar no texto; introdução, apresentação do autor e da obra; leitura, contato direto com o texto, momento composto de intervalos para averiguação da leitura; e interpretação, construção do sentido do texto por parte do aluno. Ademais, além de possibilitar aos alunos a experiência de se apropriarem dos significados inerentes à obra em questão, essa atividade também se propõe a romper com a aplicação de textos canônicos no ensino de Literatura Infanto-juvenil, ampliando, desse modo, as possibilidades do fazer literário na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA4_ID272_07062016144827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECCA CRUZ PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "REBECCA CRUZ"
    "autor_email" => "rebeccacruz_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26035
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "NOS ENTREMEIOS DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INTERMEDIADA PELA OBRA POR PARTE DE PAI"
    "resumo" => "As narrativas de Bartolomeu Campos Queirós são, em grande parte, evocativas da memória. A obra Por Parte de Pai, de sua autoria, apresenta o viés memorialístico como elemento norteador que, envolto em uma linguagem repleta de poeticidade, consegue atrair e encantar diversos públicos, inclusive os mais jovens. Ancorando-se nas premissas do letramento literário, isto é, pensando na construção de sentidos que os alunos podem alcançar mediante o contato com o texto literário, este trabalho propõe uma atividade didática capaz de viabilizar a leitura concreta da obra Por Parte de Pai.  Entendendo a leitura como resultado de uma interação, em que autor e leitor dialogam mediados pelo texto, e como uma atividade social, visto que é permeada pelas convenções comunicativas de uma comunidade, escolhe-se como proposta didática a construção de uma sequência didática básica, sugerida por Rildo Cosson em seu livro Letramento literário: teoria e prática (2014). Sistematizada a fim de motivar os alunos à leitura, a sequência didática constitui-se de quatro etapas: motivação, preparação do aluno para entrar no texto; introdução, apresentação do autor e da obra; leitura, contato direto com o texto, momento composto de intervalos para averiguação da leitura; e interpretação, construção do sentido do texto por parte do aluno. Ademais, além de possibilitar aos alunos a experiência de se apropriarem dos significados inerentes à obra em questão, essa atividade também se propõe a romper com a aplicação de textos canônicos no ensino de Literatura Infanto-juvenil, ampliando, desse modo, as possibilidades do fazer literário na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA4_ID272_07062016144827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECCA CRUZ PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "REBECCA CRUZ"
    "autor_email" => "rebeccacruz_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

As narrativas de Bartolomeu Campos Queirós são, em grande parte, evocativas da memória. A obra Por Parte de Pai, de sua autoria, apresenta o viés memorialístico como elemento norteador que, envolto em uma linguagem repleta de poeticidade, consegue atrair e encantar diversos públicos, inclusive os mais jovens. Ancorando-se nas premissas do letramento literário, isto é, pensando na construção de sentidos que os alunos podem alcançar mediante o contato com o texto literário, este trabalho propõe uma atividade didática capaz de viabilizar a leitura concreta da obra Por Parte de Pai. Entendendo a leitura como resultado de uma interação, em que autor e leitor dialogam mediados pelo texto, e como uma atividade social, visto que é permeada pelas convenções comunicativas de uma comunidade, escolhe-se como proposta didática a construção de uma sequência didática básica, sugerida por Rildo Cosson em seu livro Letramento literário: teoria e prática (2014). Sistematizada a fim de motivar os alunos à leitura, a sequência didática constitui-se de quatro etapas: motivação, preparação do aluno para entrar no texto; introdução, apresentação do autor e da obra; leitura, contato direto com o texto, momento composto de intervalos para averiguação da leitura; e interpretação, construção do sentido do texto por parte do aluno. Ademais, além de possibilitar aos alunos a experiência de se apropriarem dos significados inerentes à obra em questão, essa atividade também se propõe a romper com a aplicação de textos canônicos no ensino de Literatura Infanto-juvenil, ampliando, desse modo, as possibilidades do fazer literário na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.