Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O DIÁRIO DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: INTERFACES DE SABERES PARA PRÁTICA SOCIAL

Palavra-chaves: DIÁRIO DE LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES, PIBIC CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26048
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 985
    "titulo" => "O DIÁRIO DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: INTERFACES DE SABERES PARA PRÁTICA SOCIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica –PIBIC/CAPES/UERN, pertencente ao projeto de Pesquisa intitulado Saberes das práticas docentes no contexto do Ensino Religioso – diálogo multidisciplinar entre as práticas de leituras, memórias docentes, experiências e a construção de identidades (fase II) da Linha de Pesquisa Formação e Atuação do Docente da Educação e das Ciências da Religião na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Nosso objetivo é apresentar como a leitura literária contribui na formação docente do Ensino Religioso, a partir dos relatos de experiências leitoras produzidas por bolsistas do PIBID/ER em um e-book (BENEVIDES, 2015). Com base em autores como Machado (data), Casado Alves (data), analisamos os discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa interpretando o que é dito sobre autores, obras e conteúdos que se relacionam com a temática da formação do docente para o Ensino Religioso. Na discussão são apresentados trechos de diários que recuperam as práticas leitoras e a relação dialógico-responsiva que foi construída no processo de inserção aos teóricos durante a fase de preparação para a docência. Os resultados indicam que os autores diaristas conseguem identificar as obras e os conteúdos, conforme disciplinas do curso de Graduação e conseguem também elaborar uma posição avaliativa no que tange à reflexão sobre a necessidade de o professor ler obras literárias para futuras práticas com o Ensino Básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES, PIBIC CIÊNCIAS DA RELIGIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID985_25072016213341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLIS KEILA XAVIER MORA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLIS"
    "autor_email" => "jamillis30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26048
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 985
    "titulo" => "O DIÁRIO DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: INTERFACES DE SABERES PARA PRÁTICA SOCIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica –PIBIC/CAPES/UERN, pertencente ao projeto de Pesquisa intitulado Saberes das práticas docentes no contexto do Ensino Religioso – diálogo multidisciplinar entre as práticas de leituras, memórias docentes, experiências e a construção de identidades (fase II) da Linha de Pesquisa Formação e Atuação do Docente da Educação e das Ciências da Religião na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Nosso objetivo é apresentar como a leitura literária contribui na formação docente do Ensino Religioso, a partir dos relatos de experiências leitoras produzidas por bolsistas do PIBID/ER em um e-book (BENEVIDES, 2015). Com base em autores como Machado (data), Casado Alves (data), analisamos os discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa interpretando o que é dito sobre autores, obras e conteúdos que se relacionam com a temática da formação do docente para o Ensino Religioso. Na discussão são apresentados trechos de diários que recuperam as práticas leitoras e a relação dialógico-responsiva que foi construída no processo de inserção aos teóricos durante a fase de preparação para a docência. Os resultados indicam que os autores diaristas conseguem identificar as obras e os conteúdos, conforme disciplinas do curso de Graduação e conseguem também elaborar uma posição avaliativa no que tange à reflexão sobre a necessidade de o professor ler obras literárias para futuras práticas com o Ensino Básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES, PIBIC CIÊNCIAS DA RELIGIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID985_25072016213341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLIS KEILA XAVIER MORA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLIS"
    "autor_email" => "jamillis30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente trabalho é fruto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica –PIBIC/CAPES/UERN, pertencente ao projeto de Pesquisa intitulado Saberes das práticas docentes no contexto do Ensino Religioso – diálogo multidisciplinar entre as práticas de leituras, memórias docentes, experiências e a construção de identidades (fase II) da Linha de Pesquisa Formação e Atuação do Docente da Educação e das Ciências da Religião na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Nosso objetivo é apresentar como a leitura literária contribui na formação docente do Ensino Religioso, a partir dos relatos de experiências leitoras produzidas por bolsistas do PIBID/ER em um e-book (BENEVIDES, 2015). Com base em autores como Machado (data), Casado Alves (data), analisamos os discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa interpretando o que é dito sobre autores, obras e conteúdos que se relacionam com a temática da formação do docente para o Ensino Religioso. Na discussão são apresentados trechos de diários que recuperam as práticas leitoras e a relação dialógico-responsiva que foi construída no processo de inserção aos teóricos durante a fase de preparação para a docência. Os resultados indicam que os autores diaristas conseguem identificar as obras e os conteúdos, conforme disciplinas do curso de Graduação e conseguem também elaborar uma posição avaliativa no que tange à reflexão sobre a necessidade de o professor ler obras literárias para futuras práticas com o Ensino Básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.