Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

TEM GREGO NO MORRO, TEM SAMBA NO OLIMPO: O TRÁGICO CARNAVALIZADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: SEMIÓTICA DA CULTURA, ORFEU DA CONCEIÇÃO, ENSINO DE LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este artigo é uma parte da pesquisa desenvolvida durante o mestrado, em que foi analisada a peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes, entendendo-a como uma tragédia carnavalizada. Para formalizar este trabalho, foi realizado um estudo semiótico para entender como ocorreu o processo de ressignificação do mito grego sob a perspectiva da carnavalização bakhtiniana. Tendo como suporte teórico e metodológico a Semiótica da Cultura, foram estudadas diversas linguagens que se entrecortaram no teatro, como o texto, a música e a religiosidade, tanto grega quanto afro-brasileira, suportes necessários para compreender este fenômeno artístico. Além de apresentar o resultado desta pesquisa, objetiva-se refletir sobre o processo de ensino de textos dramatúrgicos em sala de aula, buscando estratégias de aproximação entre o corpo docente e as obras clássicas gregas através de uma adaptação moderna que dialogue com o nosso cotidiano.

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