O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, desenvolvido durante o estágio supervisionado em planejamento e gestão da educação, no primeiro semestre de 2012. Seu objetivo é descrever as ações administrativas da Divisão de Educação de Jovens e Adultos de Teresina, para tal, utilizamos entrevista e a observação. A entrevista foi estruturada com questões abertas que buscavam conhecer a estrutura da EJA em Teresina, a forma de planejamento, os projetos realizados, os problemas encontrados e as soluções adotadas para superação. Nas observações, procuramos perceber, além dos dados supramencionados, se as relações estabelecidas na referida Divisão são democráticas ou hierarquizaras. Fundamentamos nosso estudo em Arroyo (2005), Romão (1995), Freire (2000) e Paiva (1987), dentre outros, a fim de compreendermos, à luz do pensamento destes autores, as características presentes no fenômeno estudado e apresentado pelo interlocutor. Analisamos os dados empíricos embasados pela análise de conteúdo categorial proposta por Chizzotti (2008). A Divisão responsável pela organização e desenvolvimento da EJA procura promover uma formação integral. O problema é compreender em que consiste esta interação entre conteúdo formal e conteúdo profissionalizante. Este é o desafio imposto à EJA: trabalhar o conteúdo formal aliado ao preparo para o trabalho. Dentre as ações desenvolvidas pela DEJA, destacamos os ELEJA’s, as Olimpíadas de Matemáticas, os Concursos de Redação e os Concursos de Professores Alfabetizadores, estes de iniciativas da Divisão; e, o TELESOL, o TELESOLPRO, o PBA, e o PROEJA em parceria com o MEC e outras instituições.