“A ESCOLHA”, DE RONALDO CORREIA DE BRITO: UM ESTUDO SOBRE A PERSONAGEM ALDENORA NOVAES E UMA ABORDAGEM PARA O NÍVEL MÉDIO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27682 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 957 "titulo" => "“A ESCOLHA”, DE RONALDO CORREIA DE BRITO: UM ESTUDO SOBRE A PERSONAGEM ALDENORA NOVAES E UMA ABORDAGEM PARA O NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "No presente trabalho, analisamos o conto “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito e estudamos, especificamente, a concepção de personagem. Evidenciamos também uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Tudo isso, na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, objetivando que o aluno veja a beleza singular da literatura, que é tomada dele desde muito cedo através de atividades que destacam questões de decodificação e não trabalham no prisma, aqui, acentuado. Fundamentam o nosso estudo as contribuições teóricas de Beth Brait (2006), que trata a personagem como uma representação daquilo que é verossímil; Gancho (1999), que ao trabalhar com os elementos estruturais da narrativa fala que a personagem é o ser responsável pelo desempenho do enredo; Moisés (2013), que ao definir o termo literário, diz que a personagem funciona como a representação dos seres reais; Candido (2009), quando afirma que a personagem não vive só nos enredos do texto, mas também no imaginário real de cada leitor; Cosson (2006), no tocante a metodologia referente à noção de letramento literário, e, por fim, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). No trabalho exposto, será possível perceber alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no Nível Médio. Como o mau uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse do professor no planejamento de aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem no seu eu características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, centramos o resultado alcançado como possibilidades de leitura e interpretação na tentativa de formarmos leitores críticos, a ponto de formularem pensamentos e opiniões concretas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "CONTO, PERSONAGEM, ENSINO DE LITERATURA, NÍVEL MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID957_15032017093851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLISLANE RAMOS DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LANE DE BRITO" "autor_email" => "clislanebrito2411@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27682 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 957 "titulo" => "“A ESCOLHA”, DE RONALDO CORREIA DE BRITO: UM ESTUDO SOBRE A PERSONAGEM ALDENORA NOVAES E UMA ABORDAGEM PARA O NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "No presente trabalho, analisamos o conto “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito e estudamos, especificamente, a concepção de personagem. Evidenciamos também uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Tudo isso, na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, objetivando que o aluno veja a beleza singular da literatura, que é tomada dele desde muito cedo através de atividades que destacam questões de decodificação e não trabalham no prisma, aqui, acentuado. Fundamentam o nosso estudo as contribuições teóricas de Beth Brait (2006), que trata a personagem como uma representação daquilo que é verossímil; Gancho (1999), que ao trabalhar com os elementos estruturais da narrativa fala que a personagem é o ser responsável pelo desempenho do enredo; Moisés (2013), que ao definir o termo literário, diz que a personagem funciona como a representação dos seres reais; Candido (2009), quando afirma que a personagem não vive só nos enredos do texto, mas também no imaginário real de cada leitor; Cosson (2006), no tocante a metodologia referente à noção de letramento literário, e, por fim, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). No trabalho exposto, será possível perceber alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no Nível Médio. Como o mau uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse do professor no planejamento de aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem no seu eu características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, centramos o resultado alcançado como possibilidades de leitura e interpretação na tentativa de formarmos leitores críticos, a ponto de formularem pensamentos e opiniões concretas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "CONTO, PERSONAGEM, ENSINO DE LITERATURA, NÍVEL MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID957_15032017093851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLISLANE RAMOS DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LANE DE BRITO" "autor_email" => "clislanebrito2411@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }