O presente estudo vem demonstrar dados relevantes da pesquisa A Nova Formação Pedagógica realizada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA no Centro de Filosofia, Letras e Educação- CENFLE. Essa pesquisa tem como objetivo reunir elementos que venham contribuir na formação de profissionais do Curso de Pedagogia, no sentido de avaliar essa formação abrangente e desafiadora dos atuais discentes do respectivo curso. O caminho metodológico foi estudo teóricos como: Candau (1993), Freire (1996), Matos (2002), Silva (2003), seguida de iniciativa de coletar dados , organização e analise dados. As informações coletadas, trataram dos seguintes temas: visão das mudanças na área da Pedagogia; Características necessárias à profissão; visão da nova matriz curricular; concepção da didática dos professores universitários e os desafios em sala de aula; juntamente com a importância da ideia que ressurge, sob uma atuação dinâmica do pedagogo e a diversidade no seu campo de atuação. Cabe se reconsiderar o percurso e as mudanças sofridas na formação do papel do Pedagogo e os novos caminhos propostos ao Curso de Pedagogia. Encarar como desafiadora a nova proposta de formação é fundamental, visto que ao longo dos anos não se tinha essa oportunidade de formação diversificada, mesmo ainda tímida diante dos processos que a educação vem sofrendo e não tendo sido reconhecida como profissão, mesmo ainda sendo representada em cursos sequenciais de formação questionável.