A avaliação consiste uma das atividades do processo de ensino e aprendizagem vivenciada pelas instituições formadoras; constituindo, propriamente, um dos componentes integradores do Projeto Político-Pedagógico da escola, especialmente quando elaborado e executado na perspectiva do currículo participativo e democrático. Nessa perspectiva, o artigo tem como objetivo promover discussões sobre a avaliação e o currículo escolar, especialmente em torno da diretriz avaliativa adotada na proposta curricular da Escola Cecília Estolano Meireles, pertinente à esfera municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB. Almeja-se, assim, compreender quais relações entre currículo e avaliação apresentam-se expressas no Projeto Político-Pedagógico da instituição, de modo a promover uma aprendizagem processual e significativa aos discentes. Para tanto, o estudo baseia-se nas reflexões propostas no caderno “Currículo e Avaliação”, que constitui um dos volumes da coletânea “Indagações sobre currículo”, possibilitando, assim, a análise do PPP da escola no tocante à avaliação e aos instrumentos avaliativos adotados nas práticas educativas da instituição. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de avaliação da instituição apresenta proximidades e distanciamentos com as reflexões propostas pelo caderno em estudo, o que requer dos diversos segmentos humanos, que constituem a escola, a adoção de um processo de reavaliação de suas concepções, objetivos, metas e ações.