Este trabalho tem o propósito de apresentar os resultados do estudo sobre a importância da qualidade de vida no processo de envelhecimento tendo como referência a inclusão social da pessoa idosa no âmbito acadêmico. Neste sentido, procurou-se compreender o processo de envelhecimento com foco na extensão universitária como estratégia para obtenção da qualidade de vida dos idosos. O estudo teve como lócus o projeto de extensão Inclusão Social da Pessoa Idosa materializado pela Faculdade Integral Diferencial (FACID), na cidade de Teresina, capital do Piauí. O projeto foi implantado em 2009, com o objetivo de possibilitar a inclusão social da pessoa idosa no contexto acadêmico de forma a contribuir com a garantia plena de direitos. Isto mediante ações educativas e de inclusão social em direção ao exercício de seu protagonismo por meio de educação gerontológica, tendo como público-alvo a pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade social, e pela assistência em função deste projeto, este é ofertado de forma gratuita. Atualmente o projeto conta com mais de 70 pessoas idosas inscritas, porém apenas 60 delas participam ativamente.