DANIELI, João Paulo. A luta dos movimentos sociais “por uma educação do campo”. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35465>. Acesso em: 31/10/2024 19:14
O presente estudo faz parte de pesquisa já concluída, onde teve como objeto de investigação a educação do campo e os movimentos sociais da região Sudoeste do Paraná. Desse estudo realizamos apontamentos históricos sobre a construção da educação do campo. Proposta essa, que teve início na década de 1990, quando vários movimentos sociais, organizações, entidades ligadas ao campo, reuniram-se para discutir formas, ações, propostas, projetos e políticas educacionais para os povos do campo. Um dos objetivos foi construir uma educação que nascesse e que tivesse uma identidade própria, com as características e especificidades do homem do campo e não uma educação pronta e acabada. Dessas discussões entre os movimentos sociais nasceu o projeto “Por uma Educação do Campo”, que será contrapondo com a educação rural, que era pensada e estruturada, tendo como referência a educação urbana, não levando em consideração os valores e princípios do campo. Assim, o objetivo deste artigo é refletir: como se constitui historicamente a construção da educação do campo por meio dos movimentos sociais? Para tanto, iniciaremos nossa análise com o surgimento e contexto da educação rural, pois, é através dessa proposta educacional, que nascerá as discussões e as bases necessárias para o desenvolvimento e construção do conceito de educação do campo. Mas, a luta dos movimentos sociais para esse projeto, via políticas públicas, se dará no embate contra o Governo (Estado), que por questões políticas e ideológicas não tem interesse em implementar políticas aos povos do campo. Somente através de muita organização e mobilização que será construído tal proposta e a viabilidade de políticas educacionais. Para a realização desse trabalho segui alguns passos metodológicos, de: levantamento primário em documentos oficiais como leis, decretos, diretrizes e levantamento bibliográfico, de autores renomeados da área estudada. Busca-se aqui apontar a importância desse trabalho ao projeto educacional do campo proposto pelos movimentos sociais.