Considerando o processo de ensino/ aprendizagem, a geografia escolar e a educação no espaço/tempo, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos, os conteúdos escolares e uma práxis social voltada, sobretudo para uma formação cidadã que atenda as demandas sócio/educativas na atualidade. Destacamos então as dinâmicas curriculares da geografia que estabelecem os elos para a construção do conhecimento. Tendo como aporte a nossa inserção no Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID, a partir do Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. E a partir das ações propostas pelos seus integrantes, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no município de Cajazeiras – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como dinamizar e fortalecer o viés do ensino/aprendizagem dos Pibidianos no processo de formação docente, bem como dos educandos que ali se encontram. O referencial teórico-metodológico parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, nos questionários propostos para os alunos, se constitui também de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Essas etapas, tradicionalmente de como é visto e compreendido o currículo, as práticas e a formação docente processam-se de forma direta dentro de sala de aula, comprometem e evidenciam as tendências os procedimentos metodológicos e avaliativos preconizados nas propostas curriculares e nos planejamentos levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos e de avaliação de aprendizagem como elementos curriculares que norteiam a base educacional, na formação docente, os desafios reconstituem e norteiam cotidianamente para ensiná-lo por competência cidadã.