AA postura do professor diante do trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais é essencial para que sua prática pedagógica auxilie na democratização e na qualidade do ensino. Verificando a importância deste fator para a inclusão educacional apresentaremos um recorte teórico-prático de nossa dissertação de mestrado, em que, dentre outros aspectos inerentes a formação docente, investigamos a respeito da disponibilidade docente no contexto inclusivo. Com isso, buscamos respostas para a seguinte indagação: qual a disponibilidade dos professores diante do trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais? Com o intuito de buscar respostas para este questionamento traçamos como objetivo, neste artigo, constatar a disponibilidade dos professores, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, diante do trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa é do tipo quali-quantitativa, já que fizemos uso tanto de técnicas de coleta de dados da pesquisa qualitativa como quantitativa, por meio da aplicação de questionário e do grupo de discussão. Após a coleta de dados constatamos que a disponibilidade muito influencia na prática pedagógica do professor, que quando está motivado a trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, busca auxílio e formação para melhorar o seu fazer pedagógico.