O presente trabalho é fruto de ações desenvolvidas pelo projeto “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que objetiva por meio da estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, implementar saberes que venham a fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência e, por conseguinte, a construção e socialização de saberes, vivências e reflexões favoráveis ao redimensionamento de estratégias de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o estudo se justifica pela necessidade de investigação sobre quais são os saberes docentes necessários à formação do(s) brinquedista(s), fundamentado em autores como: Rosa (2010), Celestino (2006), Tardif (2002), Pimenta (2002), dentre outros. Mediante os estudos realizados, constatamos que o profissional brinquedista deve estar consciente em quais saberes docentes se apóia para a execução da prática educativa, levando em conta os objetivos almejados e a convivência com diversas subjetividades e peculiaridades dos sujeitos.