Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O LETRAMENTO DIGITAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INFOINCLUSÃO EM PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44221
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1057
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O LETRAMENTO DIGITAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INFOINCLUSÃO EM PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O referente trabalho está relacionado á um projeto desenvolvido durante a realização do Estágio Supervisionado num curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cuité – PB. Este artigo discute, principalmente, o tema das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o Letramento Digital em paralelo com as tendências educacionais da Educação Matemática como infoinclusão nas aulas dessa disciplina nos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente propomos uma reflexão acerca dos temas presentes nessa literatura, como a reconfiguração do contexto social em que vivemos, os diferentes conceitos de Letramentos no Brasil, o acesso as informações através das inclusão/exclusão digital no meio educacional e as possibilidades de trabalhar diferentes temas a partir da sequencia didática sugerida. O projeto obteve resultados positivos em relação ao esperado, atingimos os objetivos propostos e acreditamos que possibilitamos para os sujeitos envolvIdos não só a democratização da cultura de diferentes maneiras, mas também o desenvolvimento de habilidades de construção do sentido a partir de textos e tratamentos de informações, dando-lhes a capacidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID2023_12082018222925.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL"
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44221
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1057
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O LETRAMENTO DIGITAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INFOINCLUSÃO EM PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O referente trabalho está relacionado á um projeto desenvolvido durante a realização do Estágio Supervisionado num curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cuité – PB. Este artigo discute, principalmente, o tema das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o Letramento Digital em paralelo com as tendências educacionais da Educação Matemática como infoinclusão nas aulas dessa disciplina nos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente propomos uma reflexão acerca dos temas presentes nessa literatura, como a reconfiguração do contexto social em que vivemos, os diferentes conceitos de Letramentos no Brasil, o acesso as informações através das inclusão/exclusão digital no meio educacional e as possibilidades de trabalhar diferentes temas a partir da sequencia didática sugerida. O projeto obteve resultados positivos em relação ao esperado, atingimos os objetivos propostos e acreditamos que possibilitamos para os sujeitos envolvIdos não só a democratização da cultura de diferentes maneiras, mas também o desenvolvimento de habilidades de construção do sentido a partir de textos e tratamentos de informações, dando-lhes a capacidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID2023_12082018222925.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR RAPHAEL SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IGOR RAPHAEL"
    "autor_email" => "igor.rapha6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O referente trabalho está relacionado á um projeto desenvolvido durante a realização do Estágio Supervisionado num curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cuité – PB. Este artigo discute, principalmente, o tema das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o Letramento Digital em paralelo com as tendências educacionais da Educação Matemática como infoinclusão nas aulas dessa disciplina nos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente propomos uma reflexão acerca dos temas presentes nessa literatura, como a reconfiguração do contexto social em que vivemos, os diferentes conceitos de Letramentos no Brasil, o acesso as informações através das inclusão/exclusão digital no meio educacional e as possibilidades de trabalhar diferentes temas a partir da sequencia didática sugerida. O projeto obteve resultados positivos em relação ao esperado, atingimos os objetivos propostos e acreditamos que possibilitamos para os sujeitos envolvIdos não só a democratização da cultura de diferentes maneiras, mas também o desenvolvimento de habilidades de construção do sentido a partir de textos e tratamentos de informações, dando-lhes a capacidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.