Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E O EMPODERAMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: VIVÊNCIAS APLICADAS AO GRUPO DE AUTODEFENSORES DA APAE-CG

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA, AUTODEFENSORIA, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, VIVÊNCIA, VIVÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Investigamos algumas vivências da Educação Emocional que foram realizadas com um grupo de 15 pessoas atendidas na escolaridade da APAE de Campina Grande e que integram um grupo denominado de Autodefensores, com recorte de 3 sujeitos para análise de seus relatos. Esta pesquisa é de natureza reflexiva, caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação e é fruto de estudos e pesquisas a partir do curso de formação desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação e Emocionalidade (GRUPEE), da Universidade Federal da Paraíba no município de Queimadas-PB, com reflexo na atuação profissional da área de Educação na APAE/CG. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com gravação de áudio, observações participantes de sessões e análises do desempenho nas sessões com as Vivências da Educação Emocional Libertadora. Constatamos que esse trabalho com a Educação Emocional é importante pelos impactos positivos na vida das pessoas com deficiência e por despertar o melhor desenvolvimento da linguagem, sociabilidade, falar de si e perceber o outro nesse mesmo processo. Baseado nos relatos apresentados e nas avaliações de cada encontro, vimos que esses fatores possibilitaram mudança quanto à subjetividade, melhor desenvoltura ao falar das emoções e interesse em participar das sessões. Essas mudanças também contribuiram para o empoderamento e a busca em superar as dificuldades em lidar com as emoções, além de ter aumentado a interação social, melhorando a qualidade de vida do grupo pesquisado.

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